Os rótulos de cerveja artesanal conquistam, cada vez mais, o paladar dos mineiros. Embora haja projeção de que esse tipo represente apenas 0,15% do mercado nacional, o setor tem sustentado um crescimento que dobra a cada ano e a expectativa é que responda por 2% do negócio de cerveja no país em até uma década. Dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja revelam que entre 2011 e 2014, o setor cervejeiro injetou R$ 20 bilhões na economia brasileira.
Foi estudando qual negócio seria lucrativo e daria maior retorno que Leonardo Madureira, de 35 anos, deixou o ramo da tecnologia da informação em meio à crise para empreender no mercado cervejeiro. Ele adquiriu, então, uma franquia da Mr. Beer, que chega pela primeira vez a Belo Horizonte.
Com investimento calculado entre R$ 150 e R$ 200 mil, Madureira abriu a loja no shopping Boulevard, com o irmão Daniel Madureira, de 33 anos. Já no primeiro mês animou-se com a perspectiva do novo negócio. “O mercado cervejeiro é minimalista, moderno. O público de BH é bem receptivo a esse tipo de novidade”, relata. Com expectativa de obter o retorno do aporte aplicado em dois anos, ele já faz planos para fisgar os aficionados por rótulos especiais e gastronomia. “Planejo sessões de degustação das cervejas especiais com chocolates e outros pratos. O cliente terá a oportunidade de harmonizar”, diz.
Expansão
Fabiano Wohlers, fundador da Mr. Beer, conta que quando a marca surgiu o mercado de cervejas especiais era quase inexistente. Atualmente, a carta tem mais de 150 rótulos de cervejas, sendo 100 de comercialização exclusiva da Mr. Beer. Desse total, 20% são de cervejas premiadas.
200 mil reais é o investimento médio feito na primeira franquia da marca em Belo Horizonte, inaugurada há apenas um mês
“Estar em shopping trouxe uma visibilidade para a marca e para a cerveja especial, o que foi fundamental para o crescimento e consolidação durante esses anos”, explica Wohlers. A marca tem mais de 50 unidades da rede espalhadas pelo Brasil e a expectativa é de abertura de cinco novas lojas no estado de São Paulo até o fim do ano.
Consumo
Estudo recente feito pela Secretaria Nacional Antidrogas sobre o consumo de álcool no país mostra que 61% das doses anuais ingeridas pelos brasileiros são de cerveja. O segundo lugar é do vinho, com 25% da preferência.