1462897921
O Ministério Público Federal (MPF) pediu na Justiça Federal o bloqueio de bens no valor de R$ 5,7 milhões do atual prefeito de Candiba, no centro-sul da Bahia, e outras cinco pessoas, por suspeita de envolvimento em fraudes em licitação e contratos de transporte escolar no município vizinho de Riacho de Santana. Duas pessoas já foram presas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo órgão.
A ação foi ajuzada pelo MPF em Guanambi (BA) no dia 7 de outubro, como desdobramento da Operação Imperador, deflagrada em maio de 2016 e que resultou no cumprimento do mandado de prisão do prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio de Castro, e mais dois envolvidos no esquema criminoso, além de 11 mandados de busca e apreensão. O gestor municipal, que ainda está preso, já havia sido alvo, junto a outros envolvidos da mesma organização criminosa, de ação movida pelo MPF em 2014, segundo o órgão.
O valor que o MPF quer que seja bloqueado dos suspeitos inclui o dano de R$ 1.912.188 aos cofres públicos e o pagamento de multa civil no dobro do montante. Segundo a ação, as fraudes no transporte escolar, que envolviam recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foram iniciadas em 2009 e se perpetuaram durante as duas gestões do prefeito Tito Eugênio, o que ocasionou grande prejuízo aos cofres públicos.