dsc_0673
26 de outubro é Dia de Luta em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia e dos Direitos Trabalhistas. A paralisação visa pressionar o Governo Rui Costa (PT) a atender as demandas da comunidade universitária. O movimento docente das quatro Universidades Estaduais realizará ato público na Secretária de Educação (SEC) e na Assembleia Legislativa. Apesar do aumento de quase R$ 12 milhões no orçamento da UESB no ano que vem, não está previsto o cumprimento de direitos trabalhistas, promoção e progressão na carreira não estão garantidas. O montante será destinado à manutenção, investimento e custeio e sequer repõe a inflação.
O Fórum das 12, reunido na quinta-feira (13), indicou o fortalecimento das paralisações pelas três categorias das universidades estaduais baianas e a construção de atividades para mobilizar e informar a comunidade universitária sobre os ataques dos governos estadual e federal.
A inércia do novo Secretário de Educação, Walter Pinheiro, e a indisposição política em solucionar o restabelecimento do adicional de insalubridade, expressam a falta de compromisso do governo Rui Costa com as Universidades e seus trabalhadores. O reajuste linear 2016 não foi concedido e a LDO 2017 também não prevê a reposição inflacionária. Consolidado este quadro, professores e professoras terão, no mínimo, 20% de perda em seus salários.
A hora é agora! Participe das atividades de mobilização!