MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de março de 2015

Com atraso em obra, ala do HU não inaugurada já apresenta infiltrações


Empresa que trabalhava na ala de queimados faliu e parou construção.
UFSC tenta conseguir verba para terminar obras no hospital.

Do G1 SC
Com quase dois anos de obra parada, a ala dos queimados do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU), em Florianópolis, ainda não inaugurada, já apresenta infiltrações e rachaduras nas paredes.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tenta verba para continuar os trabalhos com outra empresa, conforme mostrou reportagem do Jornal do Almoço desta sexta-feira (13).
O projeto começou em 2012, quando o Departamento Nacional de Intraestrutura de Transportes (Dnit) pediu que cargas perigosas trafegassem pelo trecho sul da BR-101. A ala de queimados seria uma compensação pelos riscos na rodovia e, por isso, a verba pra essa obra veio do Dnit.
Obra parada
Faz quase dois anos que a obra está parada. Em junho de 2013, a empresa responsável abandonou os trabalhos. Agora, será necessário contratar outra companhia. Além de terminar o que falta, precisará realizar reforma. As paredes já apresentam infiltrações e rachaduras.
O atraso da empresa que faliu e abandonou a obra trouxe outro problema. O Dnit encerrou o tempo do programa, teve que prestar contas do que foi feito e o dinheiro reservado para finalizar a obra teve que ser devolvido pro governo federal.
"Tivemos que devolver ao Dnit aproximadamente R$ 800 mil", afirmou o pró-reitor administrativo da UFSC, Antonio Carlos Montezuma.
Parede já apresenta infiltrações (Foto: Reprodução RBS TV)Parede já apresenta infiltrações
(Foto: Reprodução RBS TV)
Verba
Agora, a universidade espera receber o dinheiro para terminar a construção e ainda pra cobrir os gastos pra consertar as rachaduras e infiltrações e ainda adequações na estrutura, exigidas pela Vigilância Sanitária.
Em setembro do ano passado, a universidade enviou um projeto ao Dnit pedindo mais R$ 1,5 milhão para fazer tudo isso. A resposta veio nesta semana.
"Não falaram nada que sim ou que não. Mas é entendido que, como há uma solicitação de retorno de informações, há probabilidade muito grande de que sejam aceitas as solicitações de recurso para a finalização da obra", afirmou o pró-reitor.
Se o dinheiro vier, a universidade pretende fazer um tipo de licitação especial, que tem um resultado mais rápido, para poder terminar a obra o quanto antes.
Ala de queimados no estado
Hoje, em Santa Catarina, só três municípios contam com atendimento especializado para pessoas com queimaduras: são dois leitos no Hospital Municipal de Joinville, no Norte do estado, seis no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e o maior número está em Lages, na Serra, com oito leitos no Hospital Tereza Ramos.
A ala de queimados do HU terá 10 vagas de internação, mais atendimento de emergência e sala de cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário