MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de novembro de 2013

Volta de fuso deixa o Acre a 3h de Brasília a partir deste domingo


Mudança no fuso horário entra em vigor às 0h deste domingo (10).
Até o fim do horário de verão, diferença no fuso será de três horas.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

Acre Fuso Horário (Foto: Caio Fulgêncio/G1) Fuso horário será alterado no Acre neste domingo
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
A partir da 0h deste domingo (10) os acreanos vão ter que ajustar o horário nos relógios. Entra em vigor a lei que estabelece o retorno do fuso horário do Acre e de parte do Amazonas, localizada na região do município de Tabatinga, em duas horas a menos que o de Brasília (DF).
Devido ao horário de verão, que atinge as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, até o dia 16 de fevereiro, a diferença com a capital brasileira e as regiões que sofrem alteração no fuso será de três horas.
As regiões Norte e Nordeste não participam da mudança do horário de verão. Os estados atingidos são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
A lei que estabelece o horário do Acre e de parte do Amazonas em duas horas a menos que o de Brasília (DF) foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial" no dia 31 de outubro.
Sono
A mudança nos relógios pode ser simples, mas também tem efeito no organismo das pessoas. De acordo com Carlos Beiruth, médico especialista em sono, as crianças são as que mais sofrem durante a mudança.
"Vem a necessidade daquela uma adaptação, não só ao acordar, mas também na hora de ir dormir. Tem que ser um pouco mais cedo, para que possa recuperar isso na manhã", afirma o especialista.
Beiruth também ressalta que a adaptação nos adultos é mais fácil para aqueles que tem um organismos sadio. "O organismo sadio requer um tempo menor, mas o paciente que já tem algum distúrbio do sono, ele sente muito mais dificuldade, ele precisa readequar o seu ciclo de dormir, esse ciclo leva algum tempo, pelo menos uns 30 dias para que a pessoa retorne para o horário normal", explica.
Volta ao horário antigo
Até 1913, o Brasil possuía apenas um único fuso horário, então houve a sanção da Lei 2.784, pelo presidente Hermes da Fonseca. A lei dividiu o território nacional em quatro fusos seguindo o Meridiano de Greenwich como referência.
No dia 23 de junho de 2008 o horário foi alterado no Acre e parte dos estados do Amazonas e Pará. Esses locais estavam no chamado quarto fuso e possuíam menos duas horas em relação  hora de Brasília — que aumentava para três durante o horário de verão.
A mudança ocorreu após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), hoje governador do Acre. Na ocasião, Viana defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.
A diferença nesses locais passou a ser de uma hora em relação ao horário de Brasília - que aumentava para duas horas durante o horário de verão.
Desde o começo, o novo fuso horário causou polêmica e em 2010, três anos após a mudança, um referendo foi realizado no Acre para consultar a população sobre a alteração. O resultado das urnas mostrou que 56,8% dos eleitores optaram pelo retorno do antigo horário.
Aproximadamente três anos depois do referendo, em outubro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto de lei restabelecendo o horário no Acre e em parte do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário