Recurso já é usado pela Hyundai para o HB20 e pela VW, no Gol e Fox.
Sem mudança na mecânica, Cross é lançado 1 anos após hatch e sedã.
A versão cross chega um ano depois do lançamento do Etios, primeiro carro "popular" da Toyota, que recentemente sofreu leves mudanças no interior, atendendo a pedidos dos consumidores, diz a montadora. Entre elas estão a cor preta predominando no painel, que era cinza claro, com acabamento em black piano (plástico brilhante), e a iluminação azulada em lugar da branca no quadro de instrumentos, que é central. O Cross já vem com esses ajustes.
Detalhe na porta do Etios Hatch em plástico fosco
e e em plástico brilhante (abaixo) no Etios Cross
(Foto: Flavio Moraes/G1)
Busca por robusteze e em plástico brilhante (abaixo) no Etios Cross
(Foto: Flavio Moraes/G1)
Além disso, ele tem com exclusividade retrovisores elétricos, tecido diferente nos bancos e detalhe em black piano na porta igual ao do painel. Visualmente, além de apliques de plástico nas laterais e nos para-choques, a grande frontal ganhou moldura em forma de trapézio herdada da linha de picapes, que se estende até o para-choque e faz a peça parecer maior; os faróis têm máscara negra e há também faróis de neblina.
"Pelas nossas pesquisas, o que o consumidor mais quer no cross é robustez. Essa foi a ideia com a grade", explica o chefe de produto Leandro Teixeira.
Projetada no Japão, assim como o hatch e o sedã, essa versão começou a ser pensada em 2011, exclusivamente para o Brasil, diz Teixeira, e sofreu alguns ajustes até o lançamento. Entre eles, a cor do plástico dos para-choques e laterais, que inicialmente era cinza escuro, e o elemento que une os faróis à grade, antes de plástico preto e agora transparente.
Traseira sem estepe aparente segue tendência
atual, diz a montadora (Foto: Flavio Moraes/G1)
Teixeira diz ainda que se chegou a
pensar no estepe externo, sobre o porta-malas, recurso bastante usado
por versões cross e SUVs, mas a montadora concluiu que essa tendência
está caindo em desuso. "O RAV4 (SUV da Toyota) já não tem mais", lembra.atual, diz a montadora (Foto: Flavio Moraes/G1)
Sobre a falta de mudanças mecânicas, encontradas em concorrentes como o Gol Rallye e HB20X, como ajustes na suspensão para ficar mais rígida e diferença na altura do carro em relação ao solo, Teixeira explica que a intenção foi não mexer na dirigibilidade do Etios, ponto mais elogiado pelos clientes, afirma.
Etios será vendido na Argentina
A Toyota espera emplacar 300 unidades do Cross por mês, o que corresponde a 5% das vendas do Etios. Apesar de ter sido lançado na mesma época que o HB20 e o Chevrolet Onix, seus concorrentes, o Etios ainda não decolou nas vendas, enquanto os rivais conquistaram lugares na lista dos 10 automóveis mais vendidos no Brasil em 2013 até outubro.
O modelo é fabricado na nova planta da Toyota em Sorocaba (SP), onde recentemente houve uma greve que, segundo lojas consultadas pelo G1, não chegou a afetar a oferta do carro.
Em breve, tanto o Cross quanto as versões tradicionais serão exportadas para a Argentina.
Toyota Etios Cross (Foto: Flavio Moraes/G1)
Toyota Etios Cross (Foto: Flavio Moraes/G1)
Toyota Etios Cross (Foto: Flavio Moraes/G1)
Toyota Etios Cross (Foto: Flavio Moraes/G1)
Detalhes do novo modelo da Toyota (Foto: Flavio Moraes/G1)
Versão Cross é lançada por R$ 45.690 (Foto: Flavio Moraes/G1)
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