MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Professores municipais em greve há duas semanas fazem protesto em MT


Profissionais de Várzea Grande se reuniram em frente à prefeitura.
Entre as reivindicações da categoria está a qualidade da merenda oferecida.

Do G1 MT

Professores usaram abóbaras durante protesto. (Foto: Reprodução / TVCA)Professores usaram abóbaras durante protesto.
(Foto: Reprodução / TVCA)
Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, realizou uma manifestação em frente à sede da prefeitura da cidade na manhã desta segunda-feira (4). Os profissionais estão em greve desde o dia 22 de outubro mas, até o momento, dos 15 itens da pauta de reivindicações, apenas um teria sido resolvido. O secretário de Educação do município, Jonas da Silva, afirma que não há recursos para atender a todas as reivindicações.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG), até agora o município só se comprometeu com o enquadramento dos professores por tempo  de serviço. Novas negociações entre trabalhadores e prefeitura devem ser feitas nesta terça-feira durante uma reunião já agendada.
Durante o protesto nesta segunda, os profissionais ergueram algumas abóboras, simbolizando o descontentamento com a merenda escolar. Segundo o sindicato, este seria um dos poucos alimentos que seriam servidos pela rede municipal aos alunos.
“Tem tido falta de merenda. Basicamente nós temos hoje a necessidade de carne, arroz, óleo e diversos mantimentos que são necessários para garantir uma alimentação balanceada para as crianças”, destacou Gilmar Ferreira, presidente do Sintep-VG.
De acordo com a entidade, atualmente o ensino público municipal tem média de 23 mil alunos, 1,1 mil professores e 600 funcionários, sendo que 30 % das 74 escolas estariam com as atividades paralisadas. Já a Secretaria municipal de Educação informou que o número é de apenas 10%.
 Na manhã desta segunda, o Jonas da Silva, se reuniu com os diretores do sindicato dos trabalhadores e confirmou para esta terça-feira (5) uma reunião com o prefeito do município, Walace Guimarães (PMDB). Entretanto ele adiantou que não há recursos para atender a todas as demandas. “O que for possível atender, nós vamos sentar com o prefeito. E o que ele autorizar, vamos encaminhar para resolver, para acabar com essa parte da rede que está paralisada”, enfatizou o secretário.
Por meio de nota, Silva também negou que esteja havendo problemas no cardápio da merenda, a ponto de ser servido somente um alimento aos estudandes. E disse que a Secretaria de Educação monitora sistematicamente as escolas para saber informações sobre o estoque de produtos perecíveis e não-perecíveis.
O secretário afirma ainda na nota que, se alguém tiver "algum fato concreto envolvendo irregularidades" na merenda, deve encaminhar a denúncia à pasta da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário