MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prazo para reabertura da Biblioteca Pública de AL é adiado mais uma vez


Obra se iniciou em 2010 e tinha um prazo de um ano para ser concluída.
Prazo para reabertura do prédio já foi adiado outras vezes durante a obra.

Do G1 AL

Palacete Barão de Jaraguá passou por processo de restauração (Foto: Jonathan Lins/G1)Biblioteca fica localizada no Palacete Barão de
Jaraguá, no Centro. (Foto: Jonathan Lins/G1)
A Biblioteca Pública do Estado, que agora passa a se chamar Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, de acordo com um decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (18), teve sua data de reabertura adiada mais uma vez. A obra se iniciou em 2010 e tinha um prazo de um ano para ser concluída, porém, o prédio já está fechado há três anos.
Em outubro deste ano, o G1 entrou em contato com com a assessoria da Secretaria de Estado da Cultura, que informou que a biblioteca seria reaberta em novembro, mas até agora, isso não aconteceu. Durante o decorrer da obra, a estrutura teve diversos prazos estipulados para o término de sua restauração.
De acordo com a assessoria da Secult, o acervo, que estava guardado no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), ainda está sendo transferido para o prédio, por isso, foi necessária a nova prorrogação  para a reabertura da biblioteca.
Restauração
A biblioteca fica no Palacete Barão de Jaraguá, localizado na Praça Dom Pedro II, no centro da capital, e conta com um acervo de 93 mil livros, que aguardam o dia em que, finalmente, serão devolvido às estantes e disponibilizados ao público para consulta.

O projeto de Restauração é fruto do convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e foi orçado em R$ 1.793.180,77. A proposta do projeto é de deixar o espaço modernizado, restaurado e transformá-lo em um centro cultural.

O palacete "Barão de Jaraguá", que antes da obra também era utilizado pelo Arquivo Público, será todo ocupado pela biblioteca, com áreas planejadas para seus usuários como: telecentro, setor em braile, acervo informatizado e acessível. Só o projeto de modernização recebeu um investimento de R$ 3,2 milhões, e foi feito a partir de um convênio entre FBN, Ministério da Cultura (MinC) e governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário