MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Praga destrói lavouras na Bahia e estado de emergência é decretado


Lagarta Helicoverpa Armígera prejudica lavouras de milho, soja e algodão. Produtores do oeste querem liberação de produto para controle da praga.

Do G1 BA
Uma lagarta está destruindo as lavouras de milho, soja e algodão no oeste da Bahia. Por conta do problema, o Ministério da Agricultura decretou estado de emergência fitossanitária em toda a região durante um ano.

Ao atingir as lavouras, a lagarta Helicoverpa Armígera causa danos na fase vegetativa e reprodutivas das plantas. Em 80% dos hectares da área plantada na região foi detectada a presença da praga. Segundo Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), o prejuízo com a praga ultrapassa R$ 2 bilhões.
O governo da Bahia passou a ter livre atuação para combater a lagarta. O estado de emergência permite que sejam tomadas as medidas urgentes para o controle da praga. A lei prevê, inclusive, o uso de agrotóxicos.

Segundo os agricultores da região oeste da Bahia, eles aguardam a liberação do benzoato de emamectina, que é importado da China, para combater a lagarta. Uma liminar expedida pela 1ª Vara de Fazenda Pública de Barreiras vetou o uso do produto em todo estado alegando toxidade e riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

Há seis meses, o benzoato de emamectina está armazenado em um galpão na BR-020, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O produto chegou da China em maio de 2013, mas não houve avanço na liberação do uso dele no Brasil.

Os produtores baianos acreditam que os prejuízos podem ser maiores se o benzoato de emamectina não for usado. “Nós esperávamos para que nesta safra nós pudéssemos usar esse produto. O benzoato era, e continua sendo, uma alternativa química de controle da helicoverpa. Sem ele, temos uma ferramenta a menos”, acredita Celestino Zanella, vice-presidente da AIBA.
As ações do Governo da Bahia para controlar a lagarta ainda vão ser detalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário