MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

População denuncia a precariedade das calçadas de Belém


Parafusos de uma antiga parada de ônibus machucaram uma pessoa.
Idosos são as principais vítimas de acidentes nas calçadas irregulares.

Do G1 PA

Em Belém, buracos e até parafusos representam risco de acidentes para a população que circula nas calçadas. Um senhor que caminhava na calçada tropeçou em um parafuso fincado no chão, de uma antiga parada de ônibus, denuncia a precariedade nas ruas da capital.
Alguns parafusos saindo da calçada ao longo da travessa Mauriti, próximo  avenida Pedro Miranda parecem inofensivos, mas causaram estrago no dedo do representante comercial, Raimundo Silveira, de 64 anos. “Quando eu fui desviar das pessoas eu acabei topando aqui. É um absurdo. Eles removeram o abrigo e esqueceram de tirar o principal que são esses parafusos”, conta Silveira.
O local é muito movimentado e requer atenção dos pedestres, principalmente dos idosos, que são as principais vítimas de acidentes como esses. A aposentada Beth Carvalho conta que tropeçou em parafusos como esses. “Eu já caí várias vezes. Em várias ruas tem isso aqui”, conta a aposentada.
Em outras ruas de Belém não é difícil encontrar pontos que são verdadeiros obstáculos. Na travessa Mariz e Barros, próximo a avenida Pedro Miranda, em um local sinalizado como uma parada de ônibus, a calçada está tomada por lixo, entulho e mato.
O aposentado Agenor Silva, de 76 anos, se arrisca caminhando próximo aos carros devido às péssimas condições da calçada. “Não é só aqui, Belém toda está nesta situação. Infelizmente nosso direito de ir e vir, a gente não consegue ter”.
No bairro da Cremação, as calçadas são irregulares e fica difícil trafegar. No bairro de São Brás, na avenida José Bonifácio, a calçada é cheia de buracos e traz insegurança aos pedestres, principalmente os idosos.
A Secretaria de Saneamento de Belém informou que vai mandar uma equipe à parada de ônibus, na travessa Mariz e Barros, para recolher o lixo. Sobre as irregularidades nas calçadas, e Secretaria de Urbanismo informou que existe uma licitação para contratar serviços de reforma e construção de caçadas.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém informou que não há registros da retirada da parada de ônibus na travessa Mauriti, mas o local deve ser contemplado pelo projeto que deve construir novos abrigos em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário