MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de novembro de 2013

PB registra aumento nos casos de conjuntivite nos últimos dois meses


Setembro e outubro registraram 223 e 218 casos, respectivamente.
Secretaria diz que clima pode ser causa do aumento nos casos.

Do G1 PB
Os meses de setembro e outubro apresentaram a maior ocorrência de conjuntivite do ano em todo o estado da Paraíba, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, com 223 e 218 casos confirmados, respectivamente.
Se comparado com os oito meses anteriores, percebe-se um aumento significativo. Em fevereiro, por exemplo, mês quando foi registrado o menor número de casos, 94 pessoas foram diagnosticadas com conjuntivite. Julho, o mês com maior número de casos, antes de setembro e outubro, apresentou 149 casos.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde explicou que esse aumento pode estar ligado ao clima da época, mas que o Ministério da Saúde não faz nenhum tipo de referência a esse aumento, já que, em anos anteriores, os meses de junho e maio já foram os que apresentaram maior ocorrências.
A Saúde informou que uma ampla variedade de agentes podem ser responsáveis por conjuntivite, esses agentes infecciosos apresentam alta transmissibilidade e se dá por meio do contato direto com secreções oculares de uma pessoa infectada e de maneira indireta por meio de superfícies, instrumentos ou soluções contaminadas.
Também é frequente a transmissão em ambiente hospitalar, em escolas e creches, bem como a disseminação secundária no núcleo familiar. As conjuntivites virais e bacterianas agudas são quase sempre autolimitadas, durando em torno de 7 a 14 dias. As de origem bacteriana, se tratadas adequadamente, duram de 1 a 3 dias.

Como prevenir e tratar
O oftalmologista Daniel Montenegro explicou que existem duas formas principais de prevenir a conjuntivite. A primeira é evitar passar a mão suja nos olhos. A outra é evitar a automedicação. “Muitas vezes a automedicação acaba desencadeando a conjuntivite e outros processos muitas vezes mais graves”, justificou.

Para quem já estiver com os olhos irritados, Montenegro recomenda que se procure um oftalmologista para que seja feito o diagnóstico. “O fato de o olho estar vermelho não quer dizer que o paciente está com conjuntivite”, explicou o médico.

Depois de diagnosticada a conjuntivite, o oftalmologista indica uma série de cuidados. Um deles é não compartilhar a medicação prescrita pelo médico nem com familiares ou pessoas mais próximas. Também não se deve compartilhar material de uso pessoal, a exemplo de toalha de rosto, travesseiro ou maquiagem. “Até que a fase mais aguda passe, que é quando tem a eliminação de secreção, vulgarmente chamada de remela, é importante que não haja compartilhamento desses objetos, que são fonte de contaminação”, ressaltou.

Montenegro ainda recomenda que o paciente use a medicação de forma correta e indica que se faça compressa com água gelada nos olhos para aliviar os sintomas da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário