MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de novembro de 2013

Paralisia cerebral não é obstáculo para jovem praticar capoeira no Acre


Samuel Carneiro (27) não conseguia sair da cadeira de rodas. Hoje, graças a prática da modalidade, se sente a vontade no chão jogando capoeira

Por Rio Branco, AC

Festival Internacional de Capoeira (118) Acre (Foto: Diego Torres)Samuel Carneiro recebe a ajuda do mestre Arrepiado para descer da cadeira e entrar na roda de capoeira (Foto: Diego Torres)
Foi realizado durante toda esta sexta-feira (8), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae - Rio Branco), o 1º Festival Internacional de Capoeira Especial. O evento teve a coordenação de Everton Silva, o mestre "Arrepiado", que faz parte do grupo Cordão de Ouro, uma entidade internacional de capoeira presidida pelo mestre Suassuna.
Durante a tarde um aluno em especial chamou muita atenção. Trata-se de Samuel Carneiro (27), que é cadeirante, tem paralisia cerebral, e é praticante de capoeira. No total, oito cadeirantes praticam o esporte na Apae - Rio Branco.
Festival Internacional de Capoeira (86) Acre (Foto: Diego Torres)Jovem Samuel encontrou na capoeira um estímulo,
segundo o mestre Arrepiado (Foto: Diego Torres)
Samuel participa das rodas, jinga e até joga. Os colegas de roda têm um cuidado especial com o rapaz: o tiram com todo zelo da cadeira de rodas e o colocam no chão. Após a ajuda, ele segue sozinho, com um sorriso estampado no rosto uma e disposição sem tamanho.
- O Samuel é um caso a parte. Ele não saia da cadeira de rodas por nada. Desenvolveu muito com o contato e o estímulo da capoeira. Hoje, ele domina, desce da cadeira, tem controle sobre os movimentos e é um ótimo capoeirista. Entra na roda, se transforma, dá cabeçada, dá rasteira com a mão e tudo mais - disse o mestre Arrepiado.
Festival Internacional de Capoeira (109) Acre (Foto: Diego Torres)Samuel e mestre Arrepiado jogam capoeira durante o evento na Apae - Rio Branco (Foto: Diego Torres)
Para o evento, representantes do Peru, Bolívia e Equador vieram à capital acreana. Mais de 150 alunos foram batizados. Além do batismo dos alunos especiais, o capoeirista Fraldinha ganhou o título de "contra-mestre" de capoeira.
O festival contou ainda com a presença de convidados de Cacoal (RO), do mestre Ponciano, sua esposa, a contra-mestre Morena, e o contra-mestre de capoeira Gerry, que tem Síndrome de Down, todos de Guaratinguetá (SP).
Festival Internacional de Capoeira (159) Acre (Foto: Diego Torres)1º Festival Internacional de Capoeira reuniu mais de 200 capoeiristas na capital do Acre (Foto: Diego Torres)
Os batizados foram realizados em dois turnos. O projeto de Capoeira para especiais existe desde 2005. De acordo com Arrepiado, o trabalho significa 'um aprendizado de vida e inclusão social e cultural para os alunos'.

Um comentário:

  1. Valeu pela divulgação do trabalho! Itabuna é uma cidade que tem muita capoeira! Axé.

    ResponderExcluir