MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

'Orgulho por representar minha terra', diz rainha argentina do vinho no RS


Candela Berbel foi a Gramado para divulgar o turismo em Mendoza.
Província famosa pelos vinhos tem festa para celebrar a colheita da uva.

Felipe Truda Do G1 RS, em Gramado

Rainha do vinho, a argentina Candela divulga o turismo em Mendoza (Foto: Felipe Truda/G1)Rainha do vinho, a argentina Candela divulga o turismo em
Mendoza (Foto: Felipe Truda/G1)
Um manto lilás escondia a faixa que a argentina Candela Berbel, de 20 anos, ostentava sobre o vestido em frente a um restaurante na noite de sábado (9) no Centro de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. A coroa prateada e o cetro completavam o figurino. A jovem é a rainha da Fiesta Nacional de la Vendimia, que celebra a colheita da uva em Mendoza, província argentina famosa pela qualidade do vinho. Por isso, se apresenta como a "rainha do vinho".
Incansável e paciente, Candela convidava os turistas a entrarem no restaurante, onde, por meio de um convênio com o Ministério de Desenvolvimento Turístico de Mendoza, era servida comida típica da região argentina. Todo este trabalho depois de passar uma tarde divulgando a terra onde mora no Festival de Turismo de Gramado (Festuris). A emoção de ser dona de um título tão tradicional no país compensa o esforço.
"É maravilhoso", contou a rainha, que deu uma pausa no trabalho de divulgação da província para conversar com o G1. "Poder ser parte disso é muito importante, e eu me orgulho por poder representar minha terra", afirmou.
Candela ao lado de Verônica Sottano, subsecretária de turismo em Mendoza (Foto: Felipe Truda/G1)Candela ao lado de Verônica Sottano, subsecretária de turismo em Mendoza (Foto: Felipe Truda/G1)
A jovem garante que o namorado, que ficou na Argentina, não sente ciúmes. "Ele não pode me acompanhar em viagens, mas me apoia muito. Não briga comigo nem nada. Ele fica feliz, porque sabe que estou crescendo", diz.
O evento na Argentina se assemelha à Festa da Uva de Caxias do Sul, na serra gaúcha, que também elege a rainha. Mas, de acordo com Candela, a abrangência é maior. Em toda a província de Mendoza, conta a jovem, ser a rainha do vinho é o sonho de qualquer garota. "Desde pequenas, muitas meninas escrevem nos diários sobre as rainhas, dizendo de quais elas gostam mais", conta.
Minha missão durante o reinado é promover a província e captar novos mercados"
Candela Berbel, rainha
do vinho de Mendoza
Candela afirmou que a divulgação de Mendoza é a "missão" que recebeu depois de ser coroada em uma das mais tradicionais festas folclóricas argentinas. E mostrou cumprir à risca os requisitos. A jovem estudante de jornalismo tem na ponta da língua todas as características do turismo em Mendoza.
"Se eu te falar tudo o que sei, vai faltar espaço no seu caderno", brincou a jovem. "Minha missão durante o reinado é promover a província e captar novos mercados", explicou, mais séria.
A rainha do vinho discorreu com detalhes sobre todos os atrativos da região. Desde as termas naturais entre os morros, voltadas ao público da terceira idade, às rotas turísticas do vinho e da culinária. Sem esquecer o principal. "Temos mais de 700 vinícolas", contou.
O olhar compenetrado com que Candela descreve os pontos turísticos de Mendoza contrasta com o sorriso e o brilho nos olhos da jovem quando relembra como foi a coroação. "É algo muito especial e bonito", contou.
Candela em frente ao restaurante onde era servida comida típica de Mendoza (Foto: Felipe Truda/G1)Candela em frente ao restaurante onde era servida
comida típica de Mendoza (Foto: Felipe Truda/G1)
O evento foi realizado pela primeira vez há 77 anos. Natural da cidade de Malargüe, Candela disputou de dezembro do ano passado a março deste ano a coroa com as representantes dos outros 17 departamentos da província. Depois de passarem duas semanas enclausuradas antes do evento onde ocorre a coroação, as concorrentes desfilaram em carros alegóricos em uma das principais festas do país.
"O lindo não é só o concurso, mas a festa, com shows de música folclórica e dança, e é realizada em um anfiteatro rodeado por morros. São 25 mil pessoas sentadas, e quem não pode pagar leva sua cadeira e assiste dos morros", contou.
Candela estava acompanhada pela subsecretária do Ministério do Desenvolvimento Turístico de Mendoza, Verônica Sottano. "As rainhas são selecionadas com prioridade para quem fale idiomas e seja universitária", explica Verônica.
A subsecretária conta que a rainha tem na agenda diversas viagens, até mesmo a países como China e Índia, ao lado do governador do departamento, Francisco Perez. A ida a Gramado é uma mostra da atenção especial que Mendoza dá ao Brasil.
“O mercado brasileiro é muito importante para nós. Mais ou menos 1,5 bilhão de brasileiros vão à Argentina por ano, e a Mendoza vão mais ou menos 100 mil”, explicou Verônica, enquanto Candela voltava até a frente do restaurante para divulgar a comida típica da região. É o preço por realizar um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário