MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

No AM, poetisa de 12 anos lança 2º livro com versões em três idiomas


Beatriz diz ter o poeta brasileiro Casimiro de Abreu como maior inspiração.
Segundo livro da escritora mirim reúne cerca de 60 poesias autorais.

Do G1 AM

Beatriz contou que começou a escrever poesias com oito anos de idade, inspirado pelo poeta Casimiro de Abreu (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Beatriz começou a escrever com oito anos, inspirado por Casimiro de Abreu (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Com apenas 12 anos, a estudante Beatriz Guimarães lançou, neste sábado (9), o seu segundo livro, na 27ª Feira de Livros do Sesc, realizada em um shopping da Zona Centro-Sul de Manaus. O livro 'Mundo Imaginário da Beatriz' reúne cerca de 60 poesias da pequena escritora. O livro tem ainda traduções para o inglês e espanhol. Ao G1, Beatriz contou que tem como maior inspiração o poeta brasileiro Casimiro de Abreu e revelou que já tem projetos para obras futuras.
A autora, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, disse encarar a função de escritora como parte de sua diversão e que sonha, na verdade, em trabalhar como juíza do meio ambiente.  Segundo Beatriz, o fascínio pela literatura começou aos oito anos, após realizar a leitura do poema 'Meus oito anos', de Casimiro de Abreu. "Meu avô me ensinou a compreender os versos e, a partir daí, fiquei completamente encantada pelo mundo poético. Senti vontade de aprender aquilo, e nada melhor do que aprender fazendo", contou.
A mãe Simone Guimarães, de 36 anos, acompanhou a filha no lançamento de seu segundo livro de poesias (Foto: Jamile Alves/G1 AM)A mãe acompanhou a filha no lançamento de seu
segundo livro (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
A mãe de Beatriz, a administradora Simone Guimarães, de 36 anos, não esconde o orgulho ao observar a filha distribuindo autógrafos aos leitores. Segundo ela, o amor de Bia pela poesia aflorou logo cedo. "Um dia Beatriz veio até mim e começou a recitar o poema de Casimiro de Abreu. Logo depois ela disse 'mãe, eu amo escrever', e eu simplesmente fiquei impressionada com aquilo tudo. Me sinto muito orgulhosa de ter uma filha que se dedique tanto assim a literatura", afirmou.

O título do segundo livro, 'Mundo Imaginário da Beatriz', surgiu a partir de uma palestra que a escritora ministrou em uma escola da rede pública de ensino. Segundo Beatriz, os alunos a desafiaram a fazer uma poesia com o nome do colégio, enquanto ela havia proposto que os estudantes dessem o nome de sua obra, escolhido em um concurso.

Aos oito anos, Beatriz começou a escrever seu primeiro livro, "Coisas da Tiz", lançado dois anos depois. "Ao ler o primeiro livro e compará-lo com o segundo, é possível perceber a transição dela de uma temática mais infantil pra algo mais maduro. Ela vai crescendo e as obras vão amadurecendo junto com ela", destacou a mãe.

A escritora revelou que, além de poesias, ainda é apaixonada por mitologia grega. "É importante começar a ler o que se gosta, claro. A partir daí as ideias surgem naturalmente, as vezes em forma de sonhos, pensamentos soltos. Nunca tenho um único tema. Minhas temáticas vão das montanhas mais altas até os mais profundos abismos, do céu ao mar. Meu tema é a diversidade", concluiu Beatriz, que revelou já estar trabalhando em seu próximo projeto.
  •  
A escritora contou que pretende escrever próxima obra ainda este ano (Foto: Jamile Alves/G1 AM)A escritora contou que pretende escrever próxima obra ainda este ano (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário