MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

No Acre, mais de 70% da população se reconhece como negra


Levantamento foi feito pelo IBGE.
Dia da Consciência Negra é comemorado neste mês.

Do G1 AC

Em novembro se comemora o 'Dia da Consciência Negra', e pela primeira vez o número de pessoas que se declara negra ultrapassou a população que se considera branca, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento apontou que 97 milhões de pessoas se declaram negras e 91 milhões brancas. No Acre, ao menos 72% da população do estado já se reconhece como negra.
O casal Silene Santos e José Mario Santos são um exemplo vivo desta realidade. Ela é branca, ele é negro. Mas para os dois, o amor não tem raça. "Esse negócio de cor, raça, isso não importa", afirma a dona de casa, Silene.
O marido concorda e afirma que não se importa com o preconceito alheio. "Poucas vezes senti o preconceito, mas eu não ligo para isso. Eu tenho conhecimento sobre muitas coisas da vida, então se a pessoa fala alguma bobagem perto de mim, simplesmente saio fora", afirma Santos, que é técnico de mecânica.
Para formar a classificação de negros é comum que seja somada a população de pele preta à população de pele parda.  Apenas em Rio Branco, 71,53% da população se declara negra. Mesmo com esses números, para o auxiliar de serviços gerais Antônio Ribeiro, que se considera pardo, o preconceito ainda existe. "Tem muita gente que é preconceituosa. Acho errado ficar discriminando as pessoas, mais ainda existe o preconceito e o racismo", afirma.
O preconceito é um desafio diário para quem luta pela igualdade racial. A secretária municipal de Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro, afirma que o 'Dia da Consciência Negra', data comemorada no dia 20 deste mês, não irá passar batido. "O mês da consciência negra é uma época de auto afirmação, de comemoração pelas conquistas e a avaliação das políticas que estão sendo implementadas", afirma a secretária.
Colaborou Débora Ribeiro, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário