MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

Museu do Negro abre exposição com obras de origem africana no ES


Mostra marca a passagem do Dia da Consciência Negra.
Exposição reúne 36 obras de arte de várias etnias; Entrada é gratuita.

Do G1 ES

Mucane promove programação durante a semana para comemorar o dia. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória)Mucane vai receber exposição com obras de origem
africana. (Foto: André Sobral/Prefeitura de Vitória)
O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) abre, na próxima terça-feira (19), às 19 horas, a exposição “Reinos, Escudos e Máscaras”. O conjunto de obras de arte, de origem africana, integra o acervo do África Brasil Museu Intercontinental, sediado no Sítio Histórico Porto de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, e dirigido pelo escritor e pesquisador Maciel de Aguiar. A exposição tem entrada gratuita e permanece aberta à visitação pública até o mês de janeiro. A iniciativa marca a passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20).
A exposição etnológica reúne 36 obras de artes provenientes de várias etnias entre os séculos XVII e XX. São máscaras, escudos, estatuetas e cetros reais; esculturas que remetem, por exemplo, a rituais religiosos e hierarquias de poder na África. O acervo foi composto por Maciel de Aguiar ao longo de mais de 35 anos de pesquisas, através de aquisições privadas e doações recebidas de colecionadores e estudiosos. As obras se destacam em diversos aspectos, como pela riqueza cultural, pela estética, simbologia, história e pela variedade de peças.
Atividades
Durante a exposição, serão realizadas várias atividades. Na terça (19), a partir das 19 horas, haverá apresentação do Projeto Construtivismo Musical “Samba de Raiz”. No dia 11 de dezembro, às 14 horas, acontecerá a oficina “Troca de Saberes”, com Jongo e Dança Afro do Mucane e Roda de Jongo, a partir das 18 horas.
No dia 18 de dezembro, às 14 horas, oficina “Troca de Saberes” com Congo e Percussão do Mucane e Roda de Congo – Banda de Congo Roda D´Água (Cariacica) Mestre Itagibe. No dia 8 de janeiro, às 14 horas, oficina “Troca de Saberes” Capoeira Patrimônio Cultural Brasileiro e Danças Populares do Mucane. Às 18 horas, Roda de Capoeira com o Grupo Ganga Zumba e apresentação de alunos de Dança Popular do Mucane.
Serviço
Abertura da exposição “Reinos, Escudos e Máscaras” - Acervo do África Brasil Museu Intercontinental – São Mateus-ES
Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) – Avenida República 121, Centro de Vitória
Terça-feira (19), às 19 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário