MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

Mais de 40 comunidades afro vão se apresentar em evento no Amapá


Comunidades vão mostrar Marabaixo, Batuque, Zimba e Tambor de Crioula.
Apresentações fazem parte do Encontro dos Tambores, em Macapá.

Abinoan Santiago Do G1 AP

Encontro dos Tambores vai reunir comunidades tradicionais do Estado (Foto: Jorge Júnior/Agência Amapá)Encontro dos Tambores vai reunir comunidades
tradicionais do estado (Foto: Jorge Júnior/
Agência Amapá)
Durante o Encontro dos Tambores no Amapá está prevista a apresentação de 47 comunidades afro-descentes de todo o estado e da Guiana Francesa. O evento inicia na quinta-feira (21) e faz parte da Semana da Consciência Negra no Amapá.
As comunidades vão se apresentar por quatro noites até o dia 24 de novembro, com danças tradicionais, participantes vestidos a caráter e seus instrumentos. As apresentações iniciam a partir das 19h na sede da União dos Negros do Amapá (UNA), no bairro Laguinho, região central de Macapá.
O Encontro dos Tambores é um dos mais tradicionais eventos do Amapá, reunindo comunidades de todo o estado que têm como principal expressão cultural o Marabaixo, Batuque, Zimba, Tambor de Crioula e Sairé.
Em 2013, o evento contará com a participação de dois grupos da Guiana Francesa: Katrepis e Djkan. Eles vão se apresentar nos dias 22 e 23 de novembro, respectivamente.
De acordo com o presidente da UNA Rildo Costa, a intenção é encerrar a Semana da Consciência Negra no Amapá com a vinda da Banda Olodum, da Bahia. Na mesma noite também serão apresentadas as candidatas ao título de Musa do Carnaval 2014 e o enredo das escolas de samba do estado.
Marabaixo vai ser uma das expressões culturais a serem apresentadas no evento (Foto: Jorge Júnior/Agência Amapá)Marabaixo vai ser uma das expressões culturais
apresentadas no evento (Foto: Jorge Júnior/
Agência Amapá)
Programação
Antes do tradicional Encontro dos Tambores, ocorre nesta segunda-feira (18) a escolha do Mais Belo Negro do Amapá; na terça-feira (19) é a vez das mulheres no concurso a Mais Bela Negra do Amapá.
Na quarta-feira (20), será comemorado o Dia da Consciência Negra no Amapá com a Caminhada Zumbi dos Palmares. A concentração para a marcha terá será a partir das 14h, na Beira Rio, e tem previsão de terminar às 20h, na sede da UNA, onde ocorrerá a Missa dos Quilombos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário