MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Lâmpadas com água são base para exposição inusitada no Recife


'Lágrimas de São Pedro' foi idealizada pelo artista baiano Vinícius S.A.
Mostra está em cartaz no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife.

Do G1 PE

Exposição Lágrimas de São Pedro fica até dezembro no Centro Cultural dos Correios (Foto: DIvulgação / Erivan Morais)Exposição 'Lágrimas de São Pedro' fica em cartaz até 29 de dezembro (Foto: DIvulgação / Erivan Morais)
Quatro mil bulbos de lâmpadas cheios de água formam as "Lágrimas de São Pedro", exposição do artista baiano Vinícius S.A, aberta até o fim de dezembro ao público recifense no Centro Cultural dos Correios, no Bairro do Recife. A entrada é gratuita.
A experiência com materiais elétricos e a sua relação com a natureza fizeram com que o artista tivesse a ideia de montar a mostra. "Desde a minha infância eu convivo com lâmpadas. Entrei na faculdade de geofísica e isso contribuiu muito para o meu trabalho, que envolve muita física, estudo de vetores... Fiz uma viagem para a Chapada Diamantina e subi uma serra bem alta. Acabei entrando em uma nuvem e isso foi uma inspiração poética muito importante para o surgimento do trabalho", contou.
Lâmpadas da mostra Lágrimas de São Pedro são enchidas no local a ser exposto (Foto: DIvulgação / Erivan Morais)Lâmpadas da mostra são cheias no local da exposição
(Foto: DIvulgação / Erivan Morais)
Como o próprio artista lembra, São Pedro é conhecido popularmente por "abrir as portas do céu" para que haja chuva. E a falta de precipitação, algo comum nas regiões áridas do Nordeste, também são lembradas pelo baiano através da exposição. "Ele é um santo que é conhecido no imaginário popular por ser o 'porteiro do céu', o que manda a chuva. E a chuva é recebida de forma diferente na zona rural e na zona urbana. Na cidade, ela é um consolo, já para o morador da zona rural é ela é sagrada", afirmou Vinicius.
Os visitantes poderão conferir um ambiente montado especialmente para a estrutura do local. "Contei com uma equipe de artesãos de Salvador e do Recife para fazer a montagem. A gente faz o enchimento das lâmpadas, que são doadas pela Prefeitura de Salvador, e a estruturação do teto com rede de pesca. Em cada espaço há um desafio, uma expericência diferente", disse Vinícius. O público vai poder chegar bem próximo às lâmpadas e interagir com o espaço. "É um trabalho de imersão. O expectador faz parte da obra ao entrar nela", acrescentou.
Serviço
Exposição "Lágrimas de São Pedro"
Até 29 de dezembro
Centro Cultural Correios - Avenida Marquês de Olinda, nº 262 - Bairro do Recife
Horários de visitação: de terça a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, de 12h às 18h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário