MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Kitesurfe é uma das novidades dos esportes aquáticos no verão de RR


Ao sabor dos ventos e águas do extremo norte do País, os kitesurfistas buscam novas fronteiras em um dos mais recentes esportes do Brasil

Por Boa Vista, Roraima

O esporte em Roraima começou a ser conhecido em 2012, hoje já são quase 10 praticantes (Foto: Divulgação/GloboEsporte.com)O esporte em Roraima começou a ser conhecido em 2012, hoje já são quase 10 praticantes de kitesurfe
(Foto: Divulgação/GloboEsporte.com)
Um dos mais recentes esportes aquáticos do Brasil já tem adeptos em Roraima. O kitesurfe utiliza uma pipa (ou papagaio) presa a cintura, uma prancha para os pés e uma certa dose de coragem para ser levado pelo vento que atinge a pipa. Com a barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos.
O esporte foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas a popularidade venho na década de 1990. O nome resulta de duas palavras inglesas: "Kite", que significa pipa (papagaio em Portugal) e "Surf", que significa "navegar".
Em Roraima, começou mesmo a despontar em 2012. Quando alguns amigos começaram a praticar o esporte e a se reunir em busca de locais para velejar. Um dos desportistas mais antigos, o engenheiro e kitesurfista André Dias, é um dos pioneiros e adepto do esporte.
- O kite começou em Roraima por meio de um amigo, o Nuno Rosa, que foi quem movimentou o esporte e iniciou alguns dos atuais praticantes no estado. Tivemos outros nomes, como o Antony. No início eram poucas pessoas praticando, atualmente há sete pessoas - disse.
Kitesurfista navega nas águas de Roraima (Foto: Divulgação/GloboEsporte.com)Kitesurfista navega nas águas do lago Azul, em RR
(Foto: Divulgação/GloboEsporte.com)
Segundo André Dias, o iniciante leva de cinco a sete dias para aprender os primeiros passos, isso claro, se for em um treino constante, sem grandes intervalos. Ele próprio diz que achou mais fácil aprender o kitesurfe do que o windsurf.
O esporte possui alguns elementos  que o fazem peculiar, como a pipa, a barra, a prancha e o trapézio. Todos formam um conjunto que faz do kite, um dos mais aprazíveis e belos esportes aquáticos da atualidade.
- O grande barato do kite é que é um esporte que quando se está começando você não tem que competir com outras pessoas. Outro ponto é que a sensação de liberdade é uma verdadeira terapia e um desestressante natural que descarrega toda a tensão do trabalho e da rotina do dia a dia, sem falar no contato com a natureza que ele propícia - relata André.
Com as belezas naturais de Roraima não é difícil achar um belo cenário para o esporte. Um dos melhores lugares para se praticar o kitesurfe em Roraima é no lago Azul, localizado próxima a ponte do Murupú, no munícipio de Boa Vista. Isso em razão da geografia do local, pois o lago não é muito grande e as margens são limpas, não oferecem muitos obstáculos.
- Por exemplo, se você estiver velejando e tiver algum problema e o kite te levar para as margens, você estará salvo, caso tivesse obstáculos, como árvores e montes, poderia ocorrer algum acidente, outros locais bons para a praica são o rio Branco e o lago Caracaranã. O único problema no lago seriam os cajueiros. Onde o vento pode nos levar para cima deles e isso pode ser perigoso - alerta André Dias.
Em 2014, com o crescimento do kitesurfe em Roraima, os amantes do esporte pretendem ir em busca de novos lugares para a prática no estado. Locais como a região do município de Bonfim e região do lago do Eco Park, além de lagos de algumas fazendas.
O engenheiro André Dias é um dos pioneiros do kitesurfe em Roraima (Foto: Divulgação/GloboEsporte.com)André Dias é um dos pioneiros do kitesurfe em RR
(Foto: Divulgação/GloboEsporte.com)
O começo
O começo depende de quanto se pretende investir. Um equipamento completo pode variar entre seis a sete mil, já o usado pode ser adquirido por 3 mil reais em média. Em Boa Vista já há lojas especializadas no esporte assim como representantes das melhores marcas do mercado.
Um dos instrutores do esporte em Roraima, alerta paa que os interessados sempre procurem pessoas que já praticam a algum tempo e que tenham conhecimento dos melhores lugares para poder desenvolver o esporte de forma segura.
- Para começar no esporte tem que se ter a noção que o esporte é perigoso. Resguardadas as proporções é semelhante ao paraquedismo, ou seja, se a pessoa não tiver uma boa instrução e se tentar iniciar o esporte sozinho pode esquecer que irá ter problemas. O kite deve ser praticado com supervisão, mas praticando com segurança e com a orientação de instrutores não tem problema, ele é seguro - informa Andre Dias.
Futuro do Kite em Roraima
Questionado se há alguma possibilidade do estado de Roraima ter um evento de kitesurfe em um futuro próximo, Andre Dias disse que já há um número razoável de praticantes que provavelmente dariam para iniciar algo como um campeonato, o entrave seria com os equipamentos, pois o kite assim como o windsurf, existem em uma variedade de modalidades específicas, como kite nas ondas, o freestyle, kite de corrida (race).
- No caso de Roraima praticamos o kite freestyle. E em uma competição teriamos que ter equipamentos similares uns com os outros, se conseguirmos ter um nivelamento dos equipamentos com certeza daria para realizar uma competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário