MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Itália vai limitar tráfego de navios de cruzeiro em Veneza


Moradores reclamam de danos causados por embarcações.
A partir de janeiro, tráfego diante da Praça de São Marcos será restrito.

Da Reuters

Cruzeiro diante da Praça de São Marcos, em Veneza, em setembro (Foto: Andrea Pattaro/AFP)Cruzeiro diante da Praça de São Marcos, em Veneza, em setembro (Foto: Andrea Pattaro/AFP)
A Itália começará a limitar o tráfego de grandes navios de cruzeiro na lagoa de Veneza, e as embarcações maiores, de mais de 96 mil toneladas de arqueação bruta, serão impedidas de circular na região a partir de novembro do ano que vem, afirmou o governo nesta terça-feira (5).
Aumentaram nos últimos anos os protestos de moradores de Veneza e ambientalistas preocupados com os danos causados ​​pelo aumento do tráfego de navios de cruzeiro na cidade, um dos destinos turísticos mais populares do mundo.
O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, se reuniu com os ministros dos Transportes e da Cultura, o governador da região do Vêneto e o prefeito de Veneza, e aprovou planos para limitar ou suspender o tráfego de navios em partes da lagoa de Veneza e perto da famosa Praça de São Marcos.
"Já tivemos o suficiente desses meganavios de cruzeiro a poucos metros de distância da praça. A partir de agora, haverá limites claros sobre o tamanho dos navios que podem entrar em Veneza", disse o prefeito da cidade italiana, Giorgio Orsoni.
A preocupação com o risco representado pelas enormes embarcações foi agravada pelo desastre do Costa Concordia, o navio de 114.500 toneladas que naufragou ao largo da ilha toscana de Giglio, em 2012, matando 32 pessoas.
Grandes navios de cruzeiro não poderão usar o canal entre o continente e a Ilha de Giudecca, enquanto que um novo canal de acesso será desenvolvido junto ao principal terminal de transporte marítimo.
A partir de janeiro de 2014, o tráfego de navios de cruzeiro em frente à Praça de São Marcos, no coração da cidade, será limitado. O número de navios superiores a 40.000 toneladas autorizados a atravessar o canal Giudecca será reduzido em 20 por cento em relação ao patamar de 2012.
A partir de novembro do ano que vem, as embarcações maiores de 96 mil toneladas serão totalmente proibidas de cruzar o canal Giudecca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário