MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Índios fazem protesto por demarcação de terras na região de Ilhéus, na Bahia


Indígenas fecharam dois sentidos da BA-001 na tarde desta segunda-feira.
Segundo cacique, grupo também reivindica melhorias nas estradas.

Do G1 BA

Índios fazem protesto na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Índios fazem protesto (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Índios da tribo Tupinambá de Olivença realizam uma manifestação na BA-001, próximo à cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com o cacique Sival Magalhães, dentre outros pontos, o grupo pede a demarcação imediata do território indígena.
"Nós estamos reivindicando a demarcação do território Tupinambá de Olivença, que fica em Ilhéus, em uma área de 346 mil hectares. Nós queremos audiência com o Ministério da Justiça para discutir a demarcação. Também queremos melhoria nas estradas que ligam à aldeia", relata o cacique.
Segundo Sival Magalhães, cerca de 300 indígenas participam da manifestação. No entanto, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) afirma que 100 pessoas fazem parte do ato. O grupo bloqueou os dois sentidos da via com pneus e madeira. Por conta do protesto, o tráfego de veículos é lento no local, informou a PRE.
O cacique diz ainda que os manifestantes só deixarão o local quando conseguirem entrar em contato com o Ministério Público, Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Prefeitura de Ilhéus. "A nossa manifestação é pacífica. Nós estamos deixando passar os casos de saúde, emergência", acrescenta o cacique. Em contato com o G1, a assessoria de imprensa da Funai informou que representantes do órgão se dirigem até a região para reunião com os indígenas.
Índios fazem protesto na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Segundo polícia, tráfego de veículos está lento na região (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Índios fazem protesto na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Manifestantes bloquearam dois sentidos da via (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário