MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Flor-cadáver desabrocha no quintal de família em Santa Bárbara de Goiás


Internauta enviou fotos, via  G1, e reclama do odor: 'Parece carniça'.
Planta carnívora é cultivada pelo irmão dela há cerca de três anos.

Perpétua Divina Silva Internauta, Santa Bárbara, Goiás
G1 GO
Flor-cadáver desabrocha no quintal de família em Santa Bárbara de Goiás (Foto: Perpétua Divina Silva/Arquivo pessoal)Flor-cadáverno quintal de casa em Santa Bárbara de Goiás (Foto: Perpétua Divina Silva/Arquivo pessoal)
A internauta Perpétua Divina Silva, de 31 anos, enviou, via  G1, imagens de uma planta que floresceu no quintal de sua casa, em Santa Bárbara de Goiás, a 49 quilômetros de Goiânia. O exemplar chamou a atenção da família por se tratar de uma flor-cadáver, que exala um forte mau cheiro. "Parece carniça", diz a autora das fotos.
Perpétua diz que a flor desabrochou na sexta-feira (1). Um dia depois, segundo ela, o cheiro estava insuportável: "Tivemos que fechar as portas de casa para ver se amenizava o fedor".
A planta pertence ao irmão de Perpétua, o costureiro Welton Messias da Silva, de 29 anos. Ele contou ao G1 que ganhou o bulbo há três anos e desde então o cultivava, sem saber, inicialmente, que se tratava de uma flor-cadáver. "Um amigo me perguntou se eu queria uma planta carnívora e eu disse que sim", relata.
Há cerca de um ano ele começou a desconfiar que poderia ter um exemplar da planta mau cheirosa. "Ela nunca tinha florescido antes, mas tinha uma folhagem que parecia pele de animal. Uma vez, assistindo um documentário, eu vi uma flor-cadáver e a folhagem era parecida. Mas a flor era diferente da minha", explica.
Apesar do cheiro desagradar a família, Welton pretende continuar cultivando a flor: "Tenho um carinho por ela".
Nota da redação: Doutor em botânica, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) José Ângelo Rizzo explica que a planta, vulgarmente conhecida como flor-cadáver, pertence à família arácea e floresce nessa época, por causa do início do período chuvoso. Por não ser nativa do Brasil, é pouco cultivada no país. Segundo o especialista, ela exala o cheiro parecido com carne podre para atrair insetos, tanto para a polinização quanto para se alimentar. "Ela solta uma substância que dissolve o corpo do inseto", explica.
Flor-cadáver desabrocha no quintal de família em Santa Bárbara de Goiás (Foto: Perpétua Divina Silva/Arquivo pessoal)Costureiro cultiva a planta há 3 anos: 'Tenho um carinho por ela'  (Foto: Perpétua Divina Silva/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário