MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Filipinas se preparam para 'supertufão' mais forte do ano


Tufão deve atingir o continente entre as ilhas de Samar e Leyte na sexta (8).
Governo apelou aos cidadãos para que deixem as zonas de risco.

Da Reuters

Imagem de satélite da Nasa mostra a formação do tufão Haiyan que deve tocar o solo nesta sexta-feira (8) nas Filipinas (Foto: Nasa / Via AFP Photo)Imagem de satélite da Nasa mostra a formação do tufão Haiyan que deve tocar o solo nesta sexta-feira (8) nas Filipinas (Foto: Nasa / Via AFP Photo)
Autoridades das Filipinas interromperam os transportes em mar e ar nesta quinta-feira (7) e pediram às embarcações pesqueiras para retornar aos portos devido à proximidade do "supertufão" Haiyan, a tempestade mais poderosa do planeta neste ano.
O tufão deve atingir o continente na sexta-feira (8) entre as ilhas centrais filipinas de Samar e Leyte.
Com ventos centrais de 315 km/h e rajadas de até 380 km/h, a tempestade, graduada na categoria cinco, a mais severa, movimenta-se na direção oeste-nordeste a 33 km/h sobre o Oceano Pacífico.
O presidente filipino, Benigno Aquino, apelou aos cidadãos para deixar as zonas de risco. "Estou pedindo pela cooperação e um trabalho em equipe da comunidade", disse em rede nacional de TV e rádio.
Aquino disse que 100 áreas costeiras estão sob ameaça da tempestade, com ondas maiores do que cinco ou seis metros, e ordenou a ação de autoridades locais para limitar o dano e a perda de vidas.
Milhares de moradores foram retirados do litoral, margens de rios e encostas das montanhas para locais seguros, enquanto veículos militares de transporte estão de prontidão.
A tempestade, conhecida como Yolanda, é tão grande em diâmetro no país que as nuvens já estão afetando dois terços ddas Filipinas e se estendem por 1.850 km.Ventos e chuva forte castigam áreas no caminho da tempestade, e o gabinete meteorológico do país elevou os níveis de alerta em 20 regiões centrais das Filipinas.
Cerca de 10 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo tufão Haiyan, disseram agências internacionais de ajuda humanitária que preparam para agir em sequência à tempestade.
"O impacto humanitário do Haiyan ameaça ser colossal, não somente em áreas diretamente em sua trajetória, mas também em ilhas próximas como a de Bohol", disse Patrick Fuller, membro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
O governo tem três aviões de carga C-130 prontos para atender a população, assim como 32 aviões e helicópteros da Força Aérea, disse o presidente. Funcionários também deslocaram suprimentos nas áreas que deverão ser atingidas, completou Aquino.
  •  
tufão filipinas (Foto: AP)Tufão se aproxima das ilhas das Filipinas (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário