MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Festival Sons e Sabores chega em Areia, na PB, este fim de semana


Festival gastronômico oferece receitas com cachaça, banana e rapadura.
Ingredientes populares ganham sofisticação.

Aline Oliveira Do G1 PB

Engenho Triunfo investiu em serviços que agregaram valor à venda de cachaça. (Foto: Arquivo Sebrae)Uma visita ao Engenho Triunfo está na programação de domingo do festival em Areia (Foto: Arquivo Sebrae)
Uma mistura dos sabores da cachaça, banana e rapadura com a música regional se transformou em um dos principais atrativos turísticos do Brejo da Paraíba fora do circuito de inverno. A gastronomia e a música são os protagonistas do Festival Sons e Sabores, que este final de semana chega à cidade de Areia. O evento, que está passando por oito cidades da região, está mobilizando restaurantes e a rede hoteleira, mas também a cultura e as comunidades, que recebem oficinas de gastronomia.
O chef Adilson Santana está coordenando a programação gastronômica do festival e diz que se surpreendeu com a riqueza da culinária que já vem sendo desenvolvida no Brejo. “Há uma influência muito grande da cultura quilombola e a forte utilização dos ingredientes locais, como a banana e os produtos da cana de açúcar, especialmente a cachaça e a rapadura”, destaca.
Ele garante que a criatividade dos empresários do ramo está fazendo com que estes ingredientes tão populares ganhem sofisticação em receitas que agradam até os paladares mais exigentes. “Isso ajuda muito a trazer visitantes, que se surpreendem com o que encontram aqui”, comemora.
Uma das propostas do festival é que os restaurantes e bares participantes criem receitas especiais para receber os visitantes. “Os pratos foram incluídos nos cardápios dos estabelecimentos, que continuam recebendo turistas mesmo fora do período em que a programação está mais concentrada em outra cidade”, garante Regina Amorim, Gestora de Turismo do Sebrae, um dos parceiros do festival.
Há uma influência muito grande da cultura quilombola e a forte utilização dos ingredientes locais."
Adilson Santana
No caso de Areia, o peixe tilápia é um dos ingredientes que se juntam ao cardápio no prato Tilápia Indígena, um dos destaques do festival. A receita inclui o filé de Tilápia em musseline de banana da terra, com arroz de castanha e coentro. O roteiro também inclui o Sítio Casa do Doce, onde se fabrica mais de 70 tipos de doces típicos do Brejo.
À tarde, outra opção é experimentar o Trio Nordestino, nome do prato composto por cubos de carne de sol, com queijo de coalho e macaxeira frita, com um leve toque de mel de engenho. Ao todo, a cidade vai oferecer 14 pratos no Festival Gastronômico.
A programação deste final de semana começa nesta sexta-feira (8), às 18h, com o Festival Gastronômico, que acontece em cinco restuarantes e lanchonetes da cidade. A programação cultural se inicia às 19h30.
No Solar José Rufino acontece a apresentação da Filarmônica Abdon Felinto Milanez e a exposição permanente "Arte e Memória”. Já no Coreto da Praça Central, acontecerá o show do grupo Samba no Estilo. A partir das 21h, a Confraria da Cachaça recebe “Fumaça - Voz e Violão” e o Bistrô Brejo apresenta “Rafaela - Voz e Violão”.
Programação de Areia começa nesta sexta
No sábado (9), a programação inclui uma Trilha e Piquenique na Mata Pau de Ferro, às 9h. À tarde, a partir das 14h, serão realizadas três oficinas gastronômicas de wrapps, pastéis e coxinhas e às 16h recomeça o Festival Gastronômico. À noite, às 19h30, a companhia de teatro Art’culados em Cena apresenta a peça “Lendas do Cabedelo”. Em seguida, a partir das 20h30, o grupo Os Boêmios canta MPB no Coreto da Praça Central. As atividades da noite são encerradas com as apresentações musicais em vários bares e restaurantes da cidade.
Na manhã do domingo (10), das 9h às 11h acontecem as visitas ao Engenho Triunfo, Casa do Doce, Museu da Rapadura e Museu da Cidade. O Festival Sons e Sabores de Areia encerra as atividades com a Contação de histórias com elementos sonoros da Companhia FascinArt, de Solânea (PB), no Coreto da Praça Central, às 10h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário