MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

Família vê na argila uma fonte de renda em Pimenta Bueno, RO


São produzidos vasos, panelas, cuias a canecas e objetos de decoração.
A produção chega a mais de 1,5 mil peças por semana.

Fernanda Bonilha Do G1 RO

Produzem vasos, panelas, cuias a canecas e objetos de decoração (Foto: Fernanda Bonilha/G1)Produzem vasos, panelas, cuias a canecas e objetos de decoração (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
Com mãos firmes e habilidosas, um pedaço de argila ganha corpo e aos poucos as peças vão criando forma nas mãos do oleiro Osmar Pereira Gama, em Pimenta Bueno. Tudo começou como uma curiosidade e hoje envolve toda a família.
A família produz diversos tipos de objetos, desde vasos, panelas, cuias, canecas e objetos de decoração. Os utensílios fazem sucesso não só em Pimenta Bueno, como em toda região. Osmar tem 55 anos e há oito trabalha na confecção de vasos e objetos de decoração em argila e viu no município de Pimenta Bueno a facilidade para conseguir a matéria prima. “Um vizinho que me ensinou, pois não tinha condições de investir no trabalho. Comecei a produzir cinco vasos por dia e hoje consegui triplicar essa produção”, conta animado.
A produção chega a mais de 1,5 mil peças por semana (Foto: Fernanda Bonilha/G1)A produção chega a mais de 1,5 mil peças por
semana (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
A produção chega a mais de 1,5 mil peças por semana. Os vasos moldados são de todos os tamanhos e formatos. Os preços variam de R$ 5 a R$ 500 reais. “Depois de prontas, as peças passam pelo processo de secagem que dura uma semana. A última etapa é o aquecimento no forno à lenha que pode chegar a 800 graus”, afirma o oleiro.
Aos poucos o trabalho com argila contagiou toda família. Aurilda Gama é esposa de Osmar e também investiu na produção do artesanato com a argila. Produz em média cinco peças por dia.
O reconhecimento que recebe pelo trabalho é o que motiva investir na profissão. “As pessoas gostam do nosso trabalho e reconhecem a importância do que fazemos. Estou com duas encomendas de presépios para fazer. Em média recebemos cerca de 10 pedidos por mês”, afirma Aurilda.
Aurilda afirma que o trabalho é uma terapia. “Eu faço por prazer, não tanto pelo dinheiro, mais pelo prazer de fazer o que gosto”, conclui.

Um comentário:

  1. Gostaria de possuir um vaso 50cm x 50cm para fazer um pequeno forno a lenha pois possuo um pequeno espaço, achei varias ideias para assar pequenos paes e bolos e pizzasss

    ResponderExcluir