MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exposição no Recife reúne projetos de arquiteto que expandiu Barcelona


Ideias do urbanista Ildefons Cerdà estão em cartaz no Museu da Cidade.
Mostra fica aberta a visitação até 4 de janeiro; entrada é gratuita.

Do G1 PE

O Forte das Cinco Pontas, na área mais antiga do Recife, abre as portas para exibir uma ideia também antiga, criada para mudar o futuro de uma cidade que fica além do Oceano Atlântico: Barcelona. A exposição conta como o engenheiro e urbanista Ildefons Cerdà, a convite do poder público, elaborou o plano de expansão da cidade espanhola no século 19. A mostra foi aberta nesta terça-feira (5).

A partir de 1.859, Cerdà passou oito anos preparando o traçado que daria suporte ao crescimento de Barcelona. O arquiteto transformou a cidade medieval em um lugar com grandes avenidas, quarteirões bem divididos, como um mosaico. A exposição foi criada em 2009, na Espanha. Em seguida, a mostra resumida passou a correr o mundo. Agora desembarcou no Museu da Cidade do Recife, onde fica até janeiro.
Os organizadores acreditam que ela tem muito a ensinar a capital pernambucana. “Recife tem muito a aprender. Talvez o primeiro ponto de partida seja o o planejamento a longo prazo para o seu futuro. Para o Recife ainda dá tempo, se pensarmos nesse projeto urbanístico, que tire o Recife da UTI onde ela se encontra”, disse o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Roberto Montezuma. Todas as terças, a partir da semana que vem, haverá debates abertos ao público sobre questões urbanísticas.


Serviço
"Cerdà e a Barcelona do Futuro"
De terça (5) a 4 de janeiro, das 9h às 17h
Museu da Cidade do Recife -  Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Centro do Recife
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355-3106

Nenhum comentário:

Postar um comentário