MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Europa passa a permitir uso de eletrônicos em pouso e decolagem


EUA já permitem desde outubro o uso de aparelhos em todo o voo.
Regra afirma que dispositivos devem estar configurados no 'modo avião'.

Da France Presse

Passageiro usa laptop em avião (Foto: Comstock Images/Jupiterimages/AFP)Passageiro usa laptop em avião (Foto: Comstock
Images/Jupiterimages/AFP)
A Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) decidiu nesta semana autorizar a utilização de aparelhos eletrônicos nos aviões comerciais durante toda as fases de voo, incluindo a decolagem e o pouso.
"É um passo importante no processo de extensão da liberdade de utilização de aparelhos eletrônico a bordo dos aviões, sem comprometer a segurança", declarou em um comunicado o director das autoridades europeias da aviação, Patrick Ky.
A AESA publicará no final de novembro uma nova diretriz que ampliará a possibilidade de usar tablets, celulares ou reprodutores de música em toda as fases de voo, com a condição de que esses dispositivos estejam configurados no "modo avião".
Até agora, o uso desses dispositivos já estava autorizado dentro de voo, exceto durante as fases de deslocamento pela pista, decolagem e aterrissagem.
Estados Unidos
A agência americana FAA (Federal Aviation Administration) também autorizou no final de outubro que os passageiros de companhias aéreas usem durante o voo uma ampla gama de dispositivos eletrônicos móveis, como livros eletrônicos e consoles de videogames, com pouquíssimas restrições.
As novas regras, mais flexíveis, emitidas pela Administração Federal de Aviação (FFA), entrarão em vigor na maioria das companhias aéreas no fim do ano, disse esta agência que regula a aviação civil nos Estados Unidos.
"Os passageiros poderão eventualmente ler livros eletrônicos, jogar e assistir a vídeos em seus dispositivos durante todo o momento do voo, com exceções muito limitadas", informou a FAA em um comunicado.
No entanto, os smartphones continuarão sem poder ser usados para comunicações de voz durante o voo, devido à regulamentação de outra agência federal, a Comissão Federal de Comunicações (FCC), que proíbe ligações de celulares durante o voo.
Navegar na internet continuará possível nas companhias aéreas que oferecem Wi-Fi em voo, e a tecnologia Bluetooth para teclados sem fio também será permitida.
As mudanças acontecem mais de um ano depois de um estudo, feito por especialistas externos em problemas de segurança, relacionado com dispositivos eletrônicos portáteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário