MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

'Energia solar é futuro energético do Piauí', afirma engenheiro alemão


Especialista diz que modelo pode significar diferença de até 90% na conta.
Estado tem condições propícias para o desenvolvimento da energia, diz Jens.

Do G1 PI

Engenheiro alemão Jens Raffelsieper (Foto: Yara Pinho/G1)Engenheiro alemão Jens Raffelsieper (Foto: Yara Pinho/G1)
“A energia solar é o grande potencial energético do Piauí”, é o que diz o engenheiro alemão Jens Raffelsieper, que profere palestra nesta quarta-feira (06), às18h30, no Fórum Energia Solar e suas Aplicações que está sendo realizado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas) em Teresina.
Segundo o engenheiro nenhuma outra energia renovável tem potencial para se destacar no estado como a solar. De acordo com como ele, o Nordeste e o Piauí apresentam condições propícias para o desenvolvimento da produção desta energia limpa.

“O estado tem o dobro da irradiação solar da Alemanha que é o primeiro país do mundo a instalar a energia solar. Ele e o Nordeste, em geral, se destacam também pelo clima constante que possibilita a produção de energia de forma uniforme durante todos os 365 dias do ano”, declara.
Grupo de engenheiros que estará no Fórum Energia Solar e suas Aplicações  (Foto: Yara Pinho/G1)Grupo de engenheiros que estará no Fórum Energia
Solar e suas Aplicações (Foto: Yara Pinho/G1)
Jeans conta que a proposta é apresentar soluções viáveis para os empresários da capital. "A implantação de geradores solares fotovoltáicos em um comércio ou uma residência chega a ter uma diferença de 80% a 90% na conta de energia no final do mês”, explica.

O tema da sustentabilidade mostrado no fórum vem ganhando ainda mais destaque devido à aproximação do primeiro leilão de energia solar realizado no Brasil. O leilão, que acontecerá dia 18 em São Paulo, viabilizará a produção de energia solar em São João do Piauí.

Sobre o leilão, o engenheiro alemão diz que é uma medida que ajudará a implantar a cultura da utilização deste tipo de energia no país, mas ele ressalta que vê nas medidas mais individuais, o futuro da energia solar no estado.

“O leilão é uma coisa do governo e das grandes consórcios. Nosso foco são pontos menores e relativamente fundamentais para a conscientização da população de fato. Desejamos a implantação em residências e no comércio em geral”, diz.

Com relação às outras energias limpas, principalmente a eólica, Jens ressalta as características levam ao seu maior potencial no estado.  “Além do Piauí ter uma irradiação solar invejável quando comparamos com a Europa, a energia solar é mais moldável que a eólica, pois pode ser utilizadas mesmo nas regiões menos favorecidas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário