MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

De museus a feiras de rua, veja cinco programas gratuitos em Londres


Maioria dos museus da capital britânica não cobra ingresso.
Área verde com vista para cartões-postais da cidade está entre as dicas.

Da Associated Press

Interior do British Museum, em Londres (Foto: Sang Tan/AP)Interior do British Museum, em Londres (Foto: Sang Tan/AP)
Não há como fugir: o dia a dia é caro em Londres. Os preços de hotéis, táxis, refeições em restaurantes e bilhetes de metrô na capital britânica estão entre os mais elevados do mundo.
A boa notícia é que a cidade é também um lugar cheio de riquezas culturais, prédios históricos e belos parques gratuitos. É também um lugar perfeito para caminhar por aí, onde não chove tanto quanto as pessoas pensam.
British Museum, em Londres; famoso museu da cidade não cobra entrada (Foto: Sang Tan/AP)British Museum, em Londres; famoso museu da
cidade não cobra entrada (Foto: Sang Tan/AP)
Museus e mais museus
Muitos visitantes ficam surpresos quando sabem que a entrada na maioria dos museus e galerias de arte de Londres é gratuita. Normalmente é preciso pagar um preço extra para ir a exposições especiais, mas as coleções permanentes de instituições famosas como Tate Modern ou National Gallery podem ser visitadas sem pagar nada.
Também é gratuita a entrada para o imperdível British Museum. A instituição de 260 anos tem uma coleção que cobre milênios de cultura humana, das múmias do Egito aos frisos gregos e desenhos de Leonardo da Vinci.
Entre as atrações menores e mais curiosas está o Hunterian Museum, cujos esqueletos traçam a história dos estudos cirúrgicos e anatômicos. Também dá para ir sem pagar nada ao Bank of England Museum, onde é possível aprender como a inflação é calculada ou segurar uma barra de ouro, por exemplo.
A área verde de Hampstead Heath tem uma bonita vista da cidade (Foto: David Azia/AP)A área verde de Hampstead Heath tem uma
bonita vista da cidade (Foto: David Azia/AP)
Um refúgio com vista para a metrópole
Um dos melhores lugares para ter uma boa vista da cidade é o Parliament Hill, em Hampstead Heath, no norte de Londres.
Vá até o topo dessa área verde para ver do alto ícones como a Catedral de St. Paul, a roda-gigante London Eye, os modernos arranha-céus do distrito financeiro e o Shard, prédio de 72 andares que acaba de ser incorporado ao “skyline” da cidade.
Caminhar por essa área de 320 hectares de pastos e lagoas faz com que o turista se sinta muito longe da metrópole.  Os prósperos bairros vizinhos, Hampstead e Highgate, estão cheios de belas casas antigas e alguns bons pubs. Para beber, vá ao aconchegante Holly Bush, em Hampstead, ou Spaniards Inn, que tem 400 anos de idade.
Loja da Columbia Road, rua de East London, em Londres (Foto: Sang Tan/AP)Loja da Columbia Road, rua de East London
(Foto: Sang Tan/AP)
Domingo moderno no East End
Se você quer ver por que Londres é conhecida como a cidade que dita tendências, vá ao East End em uma manhã de domingo. Comece no mercado de flores Columbia Road Flower Market.
O tradicional mercado de rua é um imã para estudantes, hipsters e fashionistas.
Perto dali, a área em torno de Shoreditch High Street e Brick Lane tem lojas de roupas independentes, cafés e um grande mercado de roupas e artesanato no domingo.
Casas de leilão
Poucas pessoas podem comprar uma obra-prima na Christie's ou na Sotheby's, mas essas famosas casas de leilão valem a visita para os amantes das artes. Ambas organizam regularmente exibições públicas antes das vendas das obras, em suas sedes no centro de Londres.
As paredes dos ambientes calmos e frescos ficam cheias de arte, e podem ter Rembrandts ou Picassos, Francis Bacons ou Damien Hirsts. Observar os compradores pode ser tão divertido quanto ver as obras.
Cemitério de Abney Park, em Londres (Foto: Sang Tan/AP)Cemitério de Abney Park (Foto: Sang Tan/AP)
Cemitérios
O mais famoso cemitério histórico de Londres não é gratuito: para ver túmulos de personalidades como Karl Marx no Highgate Cemetery, é preciso desembolsar algumas libras.
Mas dá para entrar sem pagar nada no Abney Park Cemetery, um esplêndido (e assustador) cemitério cheio de monumentos decadentes e um capela em ruinas. William e Catherine Booth, fundadores do Exército da Salvação, estão enterrados lá.
Bem no distrito financeiro, no centro da cidade, fica Bunhill Fields, que serviu de cemitério para dissidentes religiosos desde o século 17. Agora é um pequeno oásis para funcionários almoçarem e o local onde foram enterrados o autor de "Robinson Crusoe", Daniel Defoe, e o poeta William Blake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário