MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cerca de 900 pessoas participam da Caminhada Ecológica em Aracaju


Evento ambiental comunitário é considerado o maior da capital sergipana.
Caminhada tem o objetivo de estimular práticas saudáveis entre moradores.

Do G1 SE

Estudantes e moradores do Bairro Jabotiana participaram da 12ª Caminhada Ecológica em Aracaju (SE) (Foto: Marta Araújo/Arquivo Pessoal)Estudantes e moradores do Bairro Jabotiana participaram da 12ª Caminhada Ecológica em Aracaju (SE) (Foto: Marta Araújo/Arquivo Pessoal)
Cerca de 900 pessoas participaram da 12ª Edição da Caminhada Ecológica, na manhã desta sexta-feira (8),em Aracaju (SE), que neste ano teve como temas ‘Construindo uma Jabotiana Saudável e ‘Consciência Ambiental é um exercício: pratique-o’. O evento ambiental comunitário é considerado o maior realizado na capital e reuniu moradores e estudantes do Bairro Jabotiana.
A caminhada é promovida pela Unidade de Saúde da Família Manuel de Souza Pereira. Além de funcionários da unidade, participaram da caminhada, alunos de escolas públicas e privadas do bairro, grupos de idosos, associações comunitárias, movimentos ambientalistas, crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e grupos religiosos.
Os participantes se concentraram na Praça da Igreja Santa Lúcia e percorreram as ruas do bairro até a praça principal dos conjuntos Sol Nascente e Juscelino Kubistchek, onde atividades culturais foram realizadas por escolas públicas.
Segundo Irene de Deus, enfermeira da unidade de saúde, ações envolvem a comunidade e estimulam o desenvolvimento de uma consciência ambiental  (Foto: Marina Fontenele/G1)Segundo Irene de Deus, enfermeira da unidade de saúde, ações envolvem a comunidade e estimulam o desenvolvimento de uma consciência ambiental (Foto: Marina Fontenele/G1)
De acordo com Irene de Deus, enfermeira da unidade de saúde, a ideia é envolver toda a população da região, cerca de 24 mil moradores, em ações de boas práticas ambientais. “Realizamos palestras e vários eventos para envolver a comunidade e despertar a consciência ambiental. Esse trabalho já deu resultados, pois o local é considerado o bairro mais verde da capital sergipana. Isso se deve às ações de plantio de árvores e coleta seletiva”, destacou.
As ações ajudaram também na diminuição dos casos de dengue e leptospirose.  “Estudos recentes comprovam que o contato com a natureza estimula o bem estar, diminui o estresse e doenças. Por isso, realizamos continuamente essas ações ambientais e educativas”, afirmou Neire Costa, assistente social do posto.
Jorge Moreira, presidente da Sociedade Jabotiana Viva (Foto: Marina Fontenele/G1)Jorge Moreira, presidente da Sociedade Jabotiana Viva (Foto: Marina Fontenele/G1)
Segundo Jorge Moreira, presidente da Sociedade Jabotiana Viva fundada em 2009, moradores e voluntários ajudam na fiscalização de denúncias de crimes ambientais na região, que é considerada um dos polos de expansão da capital, onde há grande especulação imobiliária. “No dia 19 de novembro terá início o projeto de coleta de óleo de cozinha na Associação dos Moradores dos conjuntos Juscelino Kubistchek e Sol Nascente. O objetivo é evitar que esse material seja despejado em canais e no Rio Poxim, junto com o esgoto doméstico”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário