MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Central de Marcação de Exames e Consultas é alvo de reclamações


De acordo com a população, é muito difícil agendar um procedimento.
Prefeitura de São Luís afirma que marcação ocorre por meio de senhas.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

A fila e a impaciência na Central de Marcação de Exames e Consultas, no bairro da Alemanha, em São Luís, estão cada vez maiores. Além disso, de acordo com a população, é muito difícil agendar um procedimento, ou até mesmo uma visita ao médico.

Na imensa fila, na Avenida dos Franceses, a esperança de quem precisa de atendimento médico é o que motiva tanta espera, assim como a persistência de quem já veio mais de uma vez. "Estou há quase um ano querendo fazer um tratamento e não estou conseguindo. Quando chega aqui não tem espaço para atendimento. Está muito difícil", reclama a dona de casa Célia Vila Nova.
A aposentada Clenir Furtado, de 79 anos, mora em São José de Ribamar. Ela conta que não conseguiu marcar uma consulta no município dela. Agora, tenta na capital. Pra isso teve que acordar de madrugada. "A gente marca lá e eles mandam para cá. Eu tenho duas consultas para fazer: uma está com um ano e seis meses e a outra está com um ano. Nunca saiu", conta.
As centrais marcadoras de consultas foram criadas com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes que necessitam agendar procedimentos ambulatoriais de caráter eletivo. Àqueles que já tiveram atendimento básico e precisam de exames mais detalhados, principalmente nas áreas de ultrassonografia, mamografia e oftalmologia, além dos exames laboratoriais, radiológicos, tomografias e ressonância magnética.

É a quantidade de pessoas que provoca constrangimentos na fila que, às vezes, dobra o quarteirão, além dos pacientes que esperam no pátio da Cemarc. No local, não há atendimento prévio. Aí, sobram reclamações.

"Aqui ninguém tem prioridade. Deveria ter, como os idosos, as mulheres grávidas, pessoas com deficiência ou com crianças de colo, como eu", reclamou a dona de casa Jarlane Rodrigues.
A prefeitura mantém na capital 26 unidades marcadoras de consultas. A Secretaria Municipal de Saúde disse que o sistema de marcação de consultas é realizado por meio de senhas, de acordo com a especialidade médica. Quando a quantidade de consultas marcadas atinge o número estipulado, um novo período de entrega de senhas é agendado para as novas marcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário