MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Castelo particular com 165 quartos luxuosos atrai turistas na Califórnia


Palácio era do magnata William Hearst, 'pai' da imprensa sensacionalista.
Construção durou 28 anos; tours mostram vida do milionário e seus amigos.

Da Associated Press

Uma das piscinas do castelo (Foto: Jim MacMillan/AP)Uma das piscinas do castelo (Foto: Jim MacMillan/AP)
Um castelo particular com 165 quartos, três casas de hóspedes e várias piscinas internas e externas se tornou um destino turístico na Califórnia.
A propriedade pertenceu ao lendário magnata da mídia William Randolph Hearst (1863-1951), que criou um conglomerado de jornais e revistas e é conhecido como o pai da imprensa sensacionalista.
O castelo de William Hearst (Foto: Jim MacMillan/AP)O castelo de William Hearst; fachada lembra uma
igreja (Foto: Jim MacMillan/AP)
O Hearst Castle, como é conhecido hoje, era chamado por seu dono de "La Cuesta Encantada" (A Colina Encantada) e fica entre San Francisco e Los Angeles.
A construção ocupa um terreno na área de San Simeon, que pertence à família Hearst há décadas.
Afirma-se que Hearst teria dito à arquiteta que projetou o espaço, em 1919: “Estamos cansados de acampar ao ar livre no rancho e queremos construir alguma coisinha”. A “coisinha” ficou em construção durante 28 anos e só foi completada em 1947.
Há algumas opções de tours que mostram aos visitantes como era o estilo de vida milionário no local.
Muitos focam na Casa Grande – o prédio principal --, que tem 115 quartos e é rodeada por três casas de hóspedes menores.
O edifício parece uma igreja por causa de suas duas torres com sinos. Rodeado por enormes palmeiras, está cheio de obras de arte e artefatos caríssimos, de estátuas de mármore centenárias e tapetes exóticos a luminárias Tiffany.
Turistas visitam sala de jantar do castelo de Hearst (Foto: Jim MacMillan/AP)Turistas visitam sala de jantar do castelo
(Foto: Jim MacMillan/AP)
Na enorme sala de visitas, os hóspedes -- figurões do cinema, da política e dos esportes da época -- socializavam entre paredes cobertas por tapeçaria e pinturas a óleo valiosas. Na sala de jantar, comiam em louças finas e de baixelas de prata.
Um cinema iluminado com arandelas de figuras femininas passa um filme que mostra vários hóspedes da propriedade -- entre eles o ator Charlie Chaplin na quadra de tênis.


Suítes
Entre as suítes do andar de cima, a estrela é a suntuosa Doge's Suite, inspirada em palácios venezianos. São dois quartos decorados com móveis importados e uma sala de estar com paredes revestidas de tecido e teto com pinturas emolduradas. A porta de um dos banheiros da suíte foi trazida de uma sacristia na Europa.
Teto da suíte mais luxuosa do castelo (Foto: Jim MacMillan/AP)Teto da suíte mais luxuosa do castelo
(Foto: Jim MacMillan/AP)
O quarto de Hearst é, comparativamente, mais simples, com uma cama com toldo sob um teto de madeira talhado com figuras medievais. Um espaço similar do outro lado do hall era usado pela atriz Marion Davies, a companheira do dono do castelo por muitos anos.
O escritório do publisher também parece uma igreja, com arcos em estilo gótico, uma biblioteca com milhares de livros e 150 vasos gregos antigos.
No exterior, há esplanadas com árvores de flores e frutas, esculturas e fontes. A impressionante piscina Netuno é rodeada por colunas romanas antigas e relevos italianos do século 17. Sua varanda oferece vistas espetaculares do mar.
Há ainda a piscina romana, com mosaicos azuis e amarelos e estátuas de mármore.
Zoológico
Crias das zebras que pertenciam ao zoológico particular de Hearst ficam soltas na propriedade (Foto: Jim MacMillan/AP)Crias das zebras que pertenciam ao zoológico particular de Hearst ficam soltas na propriedade (Foto: Jim MacMillan/AP)
A propriedade já abrigou também o maior zoológico privado do mundo, com animais exóticos que vão de ursos polares a zebras.  O zoo não funciona mais, mas a zebras ainda ficam soltas na propriedade.
Os visitantes também podem conhecer a adega e as três casas de hóspedes — uma delas tem o teto decorado com folhas de ouro 22 quilates.
A maioria dos passeios dura 40 minutos. A única forma de chegar do centro de visitantes ao castelo é por um trajeto de 15 minutos de ônibus, pela montanha, até atingir 490 m acima do nível do mar.
Uma gravação no ônibus conta a história da propriedade. O tour também inclui um filme de 40 minutos sobre a vida de Hearst no centro de visitantes. Há ainda várias biografias dele à venda na loja de presentes.
Para os endinheirados que queiram ter uma experiência mais duradoura no local, o castelo está disponível para aluguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário