MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Benefícios da equoterapia ainda são pouco acessíveis à população


Tratamento pode ajudar pessoas com deficiências motoras e intelectuais.
Cavalos auxiliam nos movimentos, que são realizados na natureza.

Do G1 MG, com informações do MGTV 1ª Edição

Com o auxílio de cavalos, o tratamento conhecido como equoterapia pode ajudar pessoas com deficiências motoras e intelectuais. Para desenvolver as habilidades dos pacientes, os exercícios são realizados em contato com a natureza. Segundo especialistas, os resultados são rapidamente percebidos, mas esses benefícios ainda são acessíveis a poucas pessoas em Belo Horizonte.
Além de ajudar a desenvolver habilidades motoras, o tratamento também é indicado para quem tem transtornos psiquiátricos ou de comportamento, como o autismo, conforme explica a psicóloga, Thaís Silveira. “A equoterapia é um tratamento multidisciplinar, interdisciplinar, então ela trabalha uma série de fatores, não só a questão motora. Na psiciologia, a gente lida muito com transtornos diversos; autismo, transtorno bipolar, depressão, transtornos de comportamento, hiperatividade”, afirma Thaís.
O fisioterapeuta Rodolfo de Souza Santos explica  que o funcionamento da terapia pode ajudar na recupareção e no fortalecimento da musculatura do paciente.

De acordo com o comandante da Cavalaria da Polícia Militar, o tenente-coronel Mac Dowel Campos Silva, atualmente 130 pessoas são atendidas, mas há planos de dobrar a capacidade de atendimento no próximo ano. A fila de espera na cavalaria pode chegar a cinco anos com a capacidade atual.
Outra clínica, com endereço na Pampulha, atende pacientes carentes. Issac é um dos 30 que participam do projeto Superar Equoterapia. O menino de quatro anos teve paralisia cerebral e faz o tratamento há três meses. Na sessão, que dura 30 minutos, a criança desenvolve várias atividades em cima do cavalo.

O projeto está com cinco vagas em aberto e tem condição de atender mais 65 pacientes de todas as idades, conforme explica a psicóloga Carla Carvalho. Segundo ela, faltam parcerias e padrinhos para que os benefícios possam ser estendidos a outras pessoas que precisam.
Mais informações sobre a equoterapia podem ser obtidas nos dois centros de tratamento:
Cavalaria da Polícia Militar
Rua Platina, 580 - Prado
Telefone: (31) 2123 9528

Os interessados devem procurar a sede do Cercat para inscrever o paciente, que será submetido a análise médica.
Projeto Superar Equoterapia - Academia do Cavalo
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7400 - Pampulha
Telefones: (31) 9656 2086 ou (31) 9793 9055

O valor do apadrinhamento é de R$ 340 mensais. Os interessados em participar da seleção de bolsas passarão por uma avaliação socioeconômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário