MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Autodidata em programação, servidor público cria rede social do AC


AcSocial levou oito meses para ser concluída e quer reunir acreanos.
'Uma rede regional sem burocracias', diz criador.

Yuri Marcel Do G1 AC

Dhonata Gomes Rede Social Acre (Foto: Dhonata Gomes/Arquivo Pessoal)Dhonata levou oito meses para lançar rede social acreana (Foto: Dhonata Gomes/Arquivo Pessoal)
Um servidor público que concluiu apenas o Ensino Médio e aprendeu sozinho programação computadores é o pai da primeira rede social acreana. No último dia 31 de outubro, Dhonata Gomes, 29 anos, colocou no ar o AcSocial, uma rede social voltada  para acreanos, residentes de outros estados que vivem no Acre, acreanos que vivem outros estados ou admiradores do estado.

Gomes, que também possui uma empresa de marketing digital chamada Grupo Acrevips, conta que teve a ideia de fazer uma rede social regional para atrair o público local e agregar valor à sua empresa.
"Pensei em criar para ter uma opção de rede social regional onde as pessoas se identificariam melhor e com isso eu valorizaria mais ainda a minha empresa, mas com tudo a ideia era uma rede regional sem burocracias", explica.
O projeto levou aproximadamente oito meses para ser concluído. "Botei no ar pela primeira vez como 'ACSOCIAL.TK', porque estava sem dinheiro para comprar o domínio e usei esse que é grátis. Aí fui desenvolvendo, como o domino era .tk chegamos a ter 36 mil cadastros, mas desses 36 mil não tinha um do Brasil e dos cadastros brasileiros não tinham 10 do Acre. Por isso excluí o site e recriei, botei no ar novamente e agora o projeto está dando certo, estamos 99% acreanos", conta.
Para concluir o projeto, ele contou ainda com o apoio de um colega de trabalho chamado Igor Gregório. "Eu comecei só, mas agora ele está me ajudando muito. Ele é formado em Tecnologia da Informação e eu só tenho o ensino médio, trabalho com programação porque aprendo na internet mesmo. Na criação de minha empresa minha parte seria a de designer, a programação sempre foi feita por outras pessoas, mas aprendi um pouco da programação pela necessidade mesmo", ressalta.
AcSocial Rede Social Acre (Foto: Reprodução AcSocial)Perfil de Dhonata Gomes no AcSocial (Foto: Reprodução AcSocial)
'Quero chamar atenção desses acreanos'
Desde que foi lançada, no final de outubro até o dia 16 de novembro, a rede já possuía 327 usuários cadastrados. Um número ainda pequeno, mas que ele espera que vá aumentando gradativamente.
"A rede começou no anonimato, eu até achei que não daria muito certo. Aí um amigo meu fez uma postagem no Facebook e pegou, todo mundo começou a entrar. Hoje estamos com 327, ainda é pouco, mas como eu disse até que esse amigo fizesse esta postagem só tínhamos dois cadastros o meu e o de um amigo", diz.
Gomes ressalta que a rede social é aberta a todos que queiram participar dela, mas que o foco principal são os acreanos. "Quero chamar atenção desses acreanos que em sua maioria são bairristas e gostam de ser chamados de acreanos para entrar no AcSocial", enfatiza.
Gomes diz ainda que com o AcSocial quer aproximar os acreanos mesmo que estejam em outros estados e países. "Pessoas que querem manter a contato com a cultura acreana ou até mesmo para pessoas que querem saber um pouco mais sobre o Acre, pois o AcSocial não só uma rede social, também temos web rádio, notícias e muito mais", comenta.
Manter uma rede social no ar não sai de graça. Dhonata Gomes desembolsa R$ 500 por mês com o pagamento do servidor para manter o site funcionando. "Mas o servidor ideal seria tipo um três vezes mais caro no mínino", diz.
'Quero uma rede 99% acreana'
A comparação entre a rede criada por Dhonata com o Facebook, a rede social lançada em 2004 pelo norte-americano Mark Zuckerberg, é inevitável. Questionado se ele pensa na possibilidade de transformar a rede social acreana em um negócio milionário como o Facebook, o servidor público diz que tem planos mais modestos.
"Hoje eu não penso muito longe, quero uma rede 99% acreana. Porque seria bom como portfólio para minha empresa, e não penso muito no financeiro. Quero sim poder conseguir publicidades pelo menos para manter o projeto, que hoje me custa em média R$ 500 por mês com pagamento de servidores", idealiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário