MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

Artesão de RO se destaca na região com produção de peças em miniatura


Porteiras e cochos em miniaturas são feitos de madeira.
Peças do artesão de Rolim de Moura serão expostas na Copa de 2014.

Magda Oliveira Do G1 RO

Artesão de Rolim de Moura, RO, Juarez de Souza (Foto: Magda Oliveira/G1)Artesão de Rolim de Moura, RO, Juarez de Souza (Foto: Magda Oliveira/G1)
O artesão Juarez de Souza, de 39 anos, se destaca na cidade de Rolim de Moura (RO) com a diversidade das peças que fabrica. O que chama a atenção são as porteiras e cochos em miniaturas e a tábua de frios em formato de folha de ipê. As peças do artesão foram escolhidas para serem expostas nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, através de um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com a venda das peças é que Juarez mantém o sustento da família.
Das mãos calejadas Juarez não reclama e comemora a profissão que foi aprendida após machucar a coluna trabalhando como marceneiro. No inicio as dificuldades encontradas foram muitas, ao sair do emprego a ideia inicial era fabricar cabos para ferramentas. “O acerto da firma onde eu trabalhava foi pouco e não consegui colocar em prática a ideia de fazer os cabos. Morando no sitio, passei a ir ao lixão para desmontar caixotes de madeira e carregar para casa de carriola. Essa era a madeira que usava para produzir meus produtos”, lembra o artesão.
Porteira em miniatura produzida pelo artesão de Rolim de Moura, RO (Foto: Magda Oliveira/G1)Porteira em miniatura produzida pelo artesão de
Rolim de Moura, RO (Foto: Magda Oliveira/G1)
Juarez está na profissão de artesão há oito anos. As primeiras peças que confeccionou foi seguindo modelos de utilitários encontrados em catálogos. No entanto, apesar de seguir o modelo, o artesão afirma que em suas peças sempre colocava um diferencial, algo que daria exclusividade ao seu material. Para fabricar os produtos, Juarez contava com uma máquina tico-tico que era emprestada. A casa onde mora divide espaço com deposito, ateliê e uma loja onde comercializa seus artesanatos.
Ao G1, Juarez afirma que a fabricação dos cochos é mais fácil que produzir as porteiras, devido à riqueza de detalhes que a compõem. “Costumo produzir em escala. Por semana confecciono 60, e todas são vendidas”. A tábua de frios em formato de folha de ipê foi um produto adaptado pelos designers do Sebrae. As peças são comercializadas nos supermercados do município de Rolim de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário