MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de novembro de 2013

Aplicativo é criado para facilitar a mobilidade urbana

Ricardo Belens
A TARDE
  • Lúcio Távora | Ag. A TARDE
    Carolina, Carlos e André criaram o serviço multiplataforma, acessado pela internet
Três alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) criaram o aplicativo gratuito Vumbora, de compartilhamento de táxi e carona, para smartphones.
Idealizado para facilitar a vida de quem se depara com a superlotação de estacionamentos e outros problemas típicos de cidades grandes, o aplicativo estará disponível para download na segunda quinzena de dezembro, em três formatos: Apple, Android e Windows Mobile.
Para usá-lo, bastará digitar o trajeto no aplicativo (de onde está saindo e para onde está indo) ou escolher uma das opções do banco de dados, que dispõe uma lista com mais de mil estabelecimentos, e o horário que pretende partir.
O pré-cadastro está sendo realizado no site do aplicativo. Basta acessar a página http://vumborajunto.com e clicar em "Participe!". Inicialmente, quase todos os 347 pré-cadastrados são alunos da Ufba, mas o aplicativo de taxi sharing (compartilhamento de táxi) e carona será disponibilizado para todos que queiram dividir o meio de transporte.
A ideia
Segundo Carolina Costa (que criou o Vumbora junto com dois colegas), a ideia surgiu a partir de uma conversa com um professor na universidade, que a incentivou a criar algo tecnológico para enfrentar o congestionamento no campus.
"Nós observamos que o trânsito é um dos principais problemas noticiados e que nove entre dez pessoas se queixam na cidade", contou a estudante de engenharia de produção.
Praticidade
"A nossa proposta é basicamente facilitar e resolver problemas de mobilidade urbana por meio do Vumbora e permitir, de uma forma simples, que uma pessoa encontre uma carona para ir à faculdade, trabalho ou até mesmo para uma festa", contou Carlos Leal, estudante de ciências da computação e também criador do serviço.

Em meados de dezembro, estará disponível para download o Vumbora (Foto: Divulgação)

Benefício é de quem oferece a carona e também para usuários

“A ideia é que o benefício seja mútuo, tanto o motorista se beneficiará, dividindo a gasolina, como o passageiro por ter mais uma opção de transporte“, contou Carlos Leal.
Ele assegura que os colegas da  Ufba apoiam o aplicativo e acreditam que poderá gerar algum impacto, pelo menos dentro da universidade.
“Acredito que possa ajudar a diminuir os problemas para estacionar dentro dos campi, que não têm vagas suficientes para a demanda de alunos, funcionários e professores”, apostou Ailton Sena, aluno de jornalismo da Ufba.
“Sem falar na possibilidade de chegar no horário às aulas, economizar corrida de táxi e evitar transtornos no uso do ônibus além de conhecer gente nova a cada viagem”.
Sustentável
De acordo com o especialista em transporte e meio ambiente também da Ufba, Ruan Pedro Moreno, a ideia do aplicativo objetiva a sustentabilidade. “Em cidades europeias existe um sistema semelhante, em que donos de empresas disponibilizam uma van para  transportar os funcionários”.
Ruan Pedro, que coordena o Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente (Cetrama), observou que todos os dados necessários são identificados em aplicativos para smartphones.
“Vale lembrar também que tecnologias assim só funcionam se aplicadas a um sistema de gerenciamento de transporte”, completou o
especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário