MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de novembro de 2013

Alunos de Itajaí montam pontes com palitos de picolé em concurso


Objetivo da competição é reconhecer importância de materiais simples.
Equipe vencedora é que monta ponte mais leve e que suporte mais peso.

Do G1 SC

Estudantes de engenharia tiveram um mês para idealizar o projeto (Foto: Reprodução/RBS TV)Estudantes de engenharia tiveram um mês para idealizar o projeto (Foto: Reprodução/RBS TV)
As habilidades de alunos do curso de engenharia da Univali, a Universidade do Vale do Itajaí, foram colocadas em prova num concurso diferente neste sábado (9), em Itajaí. Eles fizeram réplicas de uma ponte, usando palitos de picolé e cola. O vencedor da competição seria aquele que montasse a maquete mais leve e que suportasse a maior carga.
Estruturas precisam suportar peso (Foto: Reprodução/RBS TV)Estruturas precisam suportar peso (Foto:
Reprodução/RBS TV)
A Universidade forneceu o material e o prêmio para a equipe campeã era de R$ 700. A intenção do concurso é que os estudantes reconheçam nos materiais simples a possibilidade de confecção de diversas estruturas. Cada ponte poderia ser formada por até 700 palitos e não pesar mais do que 750 gramas.
Os alunos tiveram até quatro horas para montar a estrutura, mas pouco mais de um mês para idealizar o projeto. Um deles, por exemplo, providenciou um equipamento apenas para cortar as pontas dos palitos. O objetivo era agilizar o serviço.
Segundo o coordenador do concurso, Andriei José Beber, essa é uma oportunidade para os acadêmicos aplicarem seus conhecimentos teóricos de forma prática. Para Rafaela Severo, estudante de engenharia, a maior dificuldade do projeto é de juntar as peças e deixá-las em equilíbrio.
Henrique Madeira, também aluno, acredita que o concurso auxilia na aprendizagem do trabalho em equipe. "No mercado de trabalho, a gente vai ter que conviver com os problemas dos outros e aqui a gente consegue organizar isso", opina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário