MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Afinal, somos iguais ou não?


Cotas raciais para deputados. Proposta de políticos do PT.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a reserva de vagas para parlamentares de origem negra na Câmara, nas Assembleias Legislativas nos estados e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Pela proposta, a fração de políticos negros “corresponderá a dois terços do percentual de pessoas que tenham se declarado pretas ou pardas no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, desde que o número de vagas não seja inferior a um quinto ou superior à metade do total de vagas. Em números, na Câmara dos Deputados essa cota significaria uma reserva de pelo menos 102 cadeiras para parlamentares negros. A cota, conforme o texto sugere, teria prazo de vinte anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A matéria será analisada agora por uma comissão especial e, se aprovada pelo colegiado, seguirá para aval do plenário.
    A questão racial em nosso país chega a níveis absurdos, há de se avaliar se não bastariam políticas públicas e gerais para capacitação das populações de baixa renda, onde supostamente se encontram a maioria dos negros e mestiços, pode-se também criar outras opções de auxílio sempre no sentido de gerar conhecimento, capacitação e oportunidades de estudo para que todos possam competir em condições similares. Oferecer facilidades para acesso a qualquer cargo em detrimento da meritocracia fere os princípios de igualdade.
    Quanto aos cargos no legislativo. Parece-nos mais que o PT tem algum tipo de interesse em usar o racialismo para reforçar sua base parlamentar, mais uma mostra de que faz jogo sujo. 
Ora, o candidato que vamos escolher para votar não serão escolhido pela cor de sua pele, isso não faz diferença nessa questão.   O que devemos enxergar nos candidatos são as virtudes, defeitos e potencial. Talvez já seja o tempo de parar de dividir nossa sociedade em negros, índios, homossexuais e o resto, oferecendo facilidades para uns e outros e deixando o resto com o que sobrar. Afinal, somos todos iguais ou não somos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário