MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aeroporto de São Luís apresenta 81% de risco de acidentes, diz Cenipa


Proximidade do Aterro da Ribeira provoca a incidência de urubus.
47 ocorrências provocadas por aves foram registradas no aeroporto.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Segundo os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), 58 ocorrências com risco de acidentes provocados por aves foram registradas em aeroportos do Maranhão desde janeiro. O aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, detém 81% desses riscos, com 47 ocorrências. A proximidade do Aterro da Ribeira provoca a incidência de urubus na área de segurança aeroportuária, mas há outros problemas.
Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado detém 81% dos riscos, com 47 ocorrências.  (Foto: Flora Dolores/O Estado)Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado detém 81% dos riscos, com 47 ocorrências. (Foto: Flora Dolores/O Estado)
Percorrendo o entorno do aeroporto é possível encontrar alguns buracos abertos no muro. Do outro lado, muito lixo, tudo que sai das casas vizinhas vai parar na área que pertence ao aeroporto. Alguns buracos já foram tapados, mas outros estão se transformando em verdadeiras ameaças.
Na Avenida José Sarney, por exemplo, os assaltos aumentam à velocidade em que os buracos vão surgindo isso tem acontecido no bairro do São Cristóvão.
Os moradores da região afirmam que desde que parte do muro desabou os marginais tem usado o local como esconderijo, principalmente à noite. O acúmulo de lixo no terreno tem atraído urubus para dentro do aeroporto. Outro motivo que estaria atraindo as aves pra pista de pouso do aeroporto seria a falta de manutenção no Aterro da Ribeira.
O secretário de Obras e Serviços Públicos de São Luís, José Silveira disse que o município já está tomando providencias para diminuir o número de aves no aterro sanitário.
Em nota, a Infraero ressaltou que a presença de aves é fortemente influenciada por fatores externos ao aeroporto, como a presença de aterros sanitários e lixões no entorno, o que é atrativo para animais.
Além da educação ambiental, a Infraero realiza a limpezas dentro da área do aeroporto, além de buscar o diálogo com os órgãos municipais responsáveis pela identificação e retirada desses focos nas áreas fora do aeroporto. Quanto ao muro patrimonial, a nota informa que esse trecho, situado na Vila Cotia, já foi consertado diversas vezes por ser alvo de destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário