MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Veja dicas de especialistas para enfrentar forte calor de RO com saúde


Ingestão de líquido e uso de protetor são indispensáveis.
Aprenda a fazer sucos hidratantes e refrescantes; confira receitas.

Larissa Matarésio e Halex Frederic Do G1 RO
Com o forte calor registrado nas últimas semanas em Rondônia, e as temperaturas variando entre 20ºC a 38ºC, de acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), cuidados com a saúde são importantes para manter um bom rendimento no cotidiano. Uma alimentação leve e saudável, muita hidratação e cuidados com a pele são algumas das recomendações de uma nutricionista e um dermatologista entrevistados pelo G1.
"É muito importante se manter hidratado e ter uma alimentação mais saudável neste período de muito calor para evitar problemas de saúde", ressalta Fabiana Moura, nutricionista. "Nesse período de muito calor, é bom evitar alimentos muito gordurosos e pesados. De preferência comer bastante frutas e verduras, principalmente as folhosas, como alface, rúcula, agrião", explica Fabiana.
Com a baixa umidade, que chegou a quase 20% na quinta-feira (8), é importante tomar bastante líquido, dando prioridade a água, água de coco, sucos naturais chá gelado, além de manter uma alimentação mais leve.
"Quem pratica atividade física pesada tem que ter ainda mais cuidado porque perde muito líquido. Ingerir bastante água e tônicos durante os exercícios ajuda a não se desidratar", completa a nutricionista.
Uma dica da nutricionista para se refrescar com muito sabor é o suco de abacaxi com hortelã com a casca da fruta. "Além de ser refrescante, este suco é antioxidante e rico em vitamina C", diz Fabiana.
Outra receita fácil e prática é a de suco da horta, com maracujá e couve. "Essa receita é muito boa para crianças e gestantes. Ajuda a prevenir a anemia, é uma bebida muito rica e saborosa, não fica com gosto da couve", garante a nutricionista.
Confira as receitas:
Suco tem abacaxi e hortelã (Foto: Halex Frederic/G1)Suco tem abacaxi e hortelã (Foto: Halex Frederic/G1)
Suco de casca de abacaxi com hortelã
Ingredientes:
- 1 abacaxi com casca
- 1 litro de água filtrada
- 1 maço de hortelã
- açúcar a gosto
Modo de preparo:
Lave o abacaxi em água corrente e descasque-o. Bate a casca da fruta no liquidificar com água, gelo e depois coe com uma peneira. Depois de coar, coloque novamente no liquidificar e bata com as folhas de hortelã e açúcar. Coa novamente e sirva gelado.
Suco tem maracujá e couve (Foto: Halex Frederic/G1)Suco tem maracujá e couve (Foto: Halex Frederic/G1)
Suco da horta
Ingredientes:
- 2 maracujás
- 1 folha de couve
- 500 ml de água
Modo de preparo:
Bater o maracujá com sementes no liquidificador junto com a água e a folha de couve. Coar e adoçar a gosto.
Cuidados com a pele
O G1 conversou com o dermatologista Ricardo Amaral, que alertou para a exposição da pele durante o tempo quente e ensolarado que atinge diversas cidades do estado. Amaral conta que as pessoas que ficam muito expostas, sem proteção, ao sol podem sofrer com fotoenvelhecimento, rugas na face, manchas na pele e, até mesmo, câncer.
Para qualquer tipo de pele e idade, o médico aconselha o uso do filtro solar a cada duas horas, óculos escuro com filtro contra raios ultravioletas e chapéu. "É necessário para quem fica muito exposto ao sol, por exemplo carteiros, mototaxistas e guardas, que retoquem de duas em duas horas o filtro solar. Além disto, as sombrinhas são necessárias nesse tempo, mesmo contra-gosto de muitas pessoas", conta Amaral.
Junto com o calor e forte sol, a umidade baixa nos últimos dias foi considerada pelo Sipam como 'estado de alerta'. Durante o tempo seco, o dermatologista fez um alerta para as pessoas que tem a pele seca. "Um bom hidratante ou lubrificante corporal auxiliaram a pele não ficar tão ressecada. Além de tomar muita água e evitar lugares muito quentes", explica.
Ricardo lembrou que a pele da criança é mais sensível do que de um adulto ou idoso. Além disto, a sensibilidade também é categorizada pela cor da pele. "Quem tem a pele muito clara será mais sensível e poderá tomar uma queimadura mais rápida", comenta.
O médico lembra que os horários apropriados para ficar exposto ao sol é entre 8h e 10h e, durante à tarde, a partir das 16h. "O sol que a pessoa leva quando é criança, ela só vai sentir lá na frente, quando tiver idosa", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário