MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Veja cuidados que pessoas com pele negra devem ter ao se expor ao sol


Melanina, apesar de ser protetora, pode aumentar riscos de manchas.
Se proteger dos raios solares é a orientação geral, para todas as peles.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Pessoas com a pele clara devem ter muita atenção com a exposição ao sol, ainda mais no período de sol intenso. As pessoas negras também não estão livres de problemas causados pelos raios solares. Quem tem pele escura não póde relaxar nos cuidados quando vai à praia, por exemplo. Ou mesmo no dia a dia, quando sai à rua.
Quando está de folga, a empregada doméstica Ely não dispensa um dia de sol para garantir a marquinha do biquini. "O bom do sol é o bronze", diz ela.
Mas, enquanto se bronzeia, ela usa um produto não para proteger a pele, mas para dourar os pelos do corpo. Muita gente que tem a pele mais escura comete um equívoco ao se expor demais ao sol e, em vez do protetor, usa diversas outras fórmulas para assegurar o bronzeado.
A principal diferença entre a pele clara e a escura é a produção de melanina, responsável pela pigmentação. Em pessoas morenas ou negras, essa melanina age como um protetor natural, mas os cuidados são sempre necessários.

"Essa vantagem também pode ser vista como uma desvantagem, pois pode ter mais chance de manchar uma pele que é o morena ou negra, por causa dessa quantidade de melanina. Ao mesmo tempo que o pigmento protege, ele permite, de uma certa forma, os riscos de manchar a pele", explica a dermatologista Daniela Spinato.

Um privilégio das peles morenas e negras é também a produção mais intensa de colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza do tecido epitelial. Mas, nem isso, alerta a especialista, evita problemas. Daí a necessidade de proteção frequente. Tanto para a exposição aguda, aquela do bronze no fim de semana, quanto a crônica, ou seja, a de quem trabalha de sol a sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário