MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

'Vaca atolada' é opção para aquecer inverno em Vitória da Conquista (BA)


Aprenda o passo a passo da receita que pode ser transformada em caldo.
Prato é comum no sudoeste baiano, onde acontece o Festival de Inverno.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Receita de vaca atolada é opção para inverno em Vitória da Conquista (Foto: Lays Macedo/G1)Receita de vaca atolada é opção para inverno em Vitória da Conquista (Foto: Lays Macedo/G1)
O frio sempre é bem vindo quando se tem um prato quente para acompanhar. Em Vitória da Conquista, cidade onde será realizado o Festival de Inverno da Bahia, os caldos estão entre os líderes de entradas pedidas em barzinhos nas noites com baixas temperaturas. Sururu, mocotó, camarão, frango e feijão são sabores bem conhecidos. A 'vaca atolada', combinação de costela bovina com aipim, raiz bastante produzida na região, está entre as preferências de quem vai para a região.
O prato pode ser servido inteiro, como prato principal, ou processado, como um caldo substancioso.

A assistente social Regina Lúcia Vasconcelos mora em Vitória da Conquista e descobriu o quanto a receita agrada aos amigos. “Adoro cozinhar e há pratos que sugerem reunião entre amigos. Esses dias mais frios combinam com sopas e caldos. A vaca atolada é uma opção prática e bem gostosa”, afirma.
Aprenda a fazer 'vaca atolada':
Ingredientes
1,5 kg de costela bovina
1 kg de aipim
1 cebola picada
1 tomate picado
1 tablete de caldo de costela
1 colher de sobremesa de corante
1 colher de sobremesa de cominho e pimenta do reino
3 colheres de óleo
2 colheres de extrato de tomate
Água quente
Sal e alho machucado
Tempero verde a gosto
Modo de preparo
Tempere a costela com sal e alho. Doure a cebola no óleo e depois coloque a cebola picada, o tomate, caldo de costela, o corante, a pimenta do reino, o cominho e o extrato de tomate. Deixe cozinhando na panela de pressão com a água da própria costela. Depois, acrescente um pouco de água quente, cerca de 400 ml, e deixe cozinhando na pressão. Quando a costela já estiver cozida, coloque o aipim e deixe cozinhar por mais 10 minutos na panela de pressão. Se preferir, bata no liquidificador e faça um caldo, mas não esqueça de tirar os ossos da costela antes de bater no liquidificador.
Evento
O Festival de Inverno Bahia acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, e é considerado o maior evento musical do interior do Nordeste. A festa está no calendário cultural da cidade e chega à 9ª edição com mais de 230 shows realizados pelos principais artistas brasileiros e mais de 180 horas de música.
Lulu Santos, Saulo, Zélia Duncan, Humberto Gessinger, Paula Fernandes, Jota Quest, Munhoz & Mariano, O Rappa, Titãs e João Gabriel são as atrações do palco principal do evento em 2013. O evento conta ainda com um barracão universitário, que terá forró e arrocha, uma tenda eletrônica, com os DJs que estão no top das paradas nacionais, e o mais novo palco do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário