MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Turismo mundial cresce 5% até junho e supera previsões da OMT


Europa surpreendeu com bons n°s; Américas ficaram abaixo do previsto.
Gastos também aumentaram, impulsionado por China, Rússia e Brasil.

Da agência EFE

Torre Eiffel (Foto: Carla Celestrino)Europa teve resultados acima do esperado
(Foto: Carla Celestrino)
O turismo internacional cresceu 5% em nível mundial no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, superando as previsões iniciais da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Embora o ritmo atual de crescimento possa diminuir após o verão no Hemisfério Norte, a OMT prevê que 2013 terminará com uma alta de 4% ou pouco mais, ante a taxa de 3,8% esperada pela organização.
O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, disse que os números podem ser ainda melhores no segundo semestre, com a inclusão dos meses de julho e agosto, alta temporada no hemisfério norte.
O segundo semestre costuma contabilizar normalmente cerca de 55% do total de chegadas internacionais do ano, contra 45% da primeira metade.
Américas abaixo do esperado
O número de viajantes no primeiro semestre foi de 494 milhões, o que representa 25 milhões a mais do que no mesmo período de 2012.
O crescimento foi mais significativo nos destinos de economias emergentes, de 6%, contra 4% nas avançadas.
Em um mundo ainda bastante desigual, os resultados foram positivos em todas as regiões e subregiões, embora o quadro global tenha sido variado.
A Europa surpreendeu com resultados melhores do que o previsto, ao crescer 5%, apesar da persistência da crise. A região da Ásia e do Pacífico também superou as expectativas com um aumento de 6%.
Por outro lado, os resultados estiveram abaixo do previsto na Américas, com um aumento de 2%, principalmente pelo baixo crescimento da América do Sul e do Caribe.
Na África, o crescimento dos últimos anos se manteve durante a primeira metade de 2013 e o turismo subiu 4%.
O Oriente Médio se recuperou após dois anos de quedas, com um aumento estimado das chegadas internacionais de 13%, embora os resultados "devam ser tomados com precaução, já que o crescimento é bastante desigual entre os destinos".
Gastos
Os gastos com o turismo também aumentaram, impulsionado pelas economias emergentes, como a China, que teve um acréscimo de 31% no número de pessoas que viajaram para o exterior, e Rússia, com alta de 22%.
Os dois países lideraram o crescimento de despesas em viagens ao estrangeiro até junho. O Brasil também se recuperou e teve um aumento de 15%, após um 2012 moderado.
Os gastos procedentes de mercados tradicionais foi mais modesto, já que os países com melhores resultados, Canadá e França, só cresceram 3% e 2 %, respectivamente.
Em seguida, aparecem Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, que não registraram variações, e Japão, Austrália e Itália, que tiveram números negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário