MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

TSE veta uso de verba pública com bebidas


PT contestou multa por usar Fundo Partidário com vinho e champanhe; PRB também foi punido


Andreza Matais e Fábio Fabrini / Brasília - O Estado de S.Paulo
O PT defendeu no Tribunal Superior Eleitoral o uso de dinheiro do Fundo Partidário, anualmente recebido pelos partidos, para pagar despesas com bebidas alcoólicas em agendas e encontros oficiais das agremiações.
Recursos já foram usados também para comprar toalha, desodorante e até ovo de Páscoa - Farrell/AE
Farrell/AE
Recursos já foram usados também para comprar toalha, desodorante e até ovo de Páscoa
O partido argumentou ser inevitável oferecer bebidas em cerimônias com presença de autoridades – que, às vezes, inclui "ministros e o presidente da República". Segundo o argumento, "nem se pode imaginar" que em tais ocasiões só sejam servidos "refrigerantes ou água potável". A sugestão – que parece ignorar que um partido é uma instituição privada e o Fundo Partidário, um recurso público – consta da prestação de contas do PT de 2006, julgada no ano passado.
Sem sucesso, o PT tentou escapar de multa aplicada pelo tribunal por destinar R$ 9.289 do Fundo a despesas com compra de vinho e champanhe.
Partiu do ex-tesoureiro petista, deputado Paulo Ferreira (RS), a ideia de levantar a discussão no TSE. "Vamos fazer uma recepção de final de ano e servir água para os filiados? Eu acho que não é um gasto desnecessário (comprar bebida alcoólica)", disse Ferreira. "É festa de adulto, nós queremos bebemorar." As garrafas saíram do Armazém Trinta e Oito, de Porto Alegre. O estabelecimento confirma que o partido é cliente até hoje.
Os argumentos não convenceram o TSE, que manteve a multa. O então ministro Marcelo Ribeiro, relator das contas do partido, foi taxativo: "Não é admissível que recursos públicos sejam utilizados para gastos com bebidas alcoólicas".
Seu colega no TSE, ministro Marco Aurélio Mello, concorda. "Não pode o partido pegar essa verba e comprar bebida para os filiados. Não pode!" Mello, contudo, foi o único voto favorável às contas do partido, que acabaram sendo aprovadas com ressalvas. Segundo o processo, o PT recebeu recursos de empresas concessionárias do governo, o que é proibido.
Toalha e desodorante. Não é só o PT que tenta tornar mais flexível o uso do Fundo Partidário. O PRB já usou os recursos para comprar não só bebida alcoólica, mas toalha, desodorante e até ovo de Páscoa. O TSE também mandou devolver os R$ 2.018 gastos. "Foi uma cesta de Natal que demos a alguns funcionários do partido", afirmou o presidente nacional da sigla, Ovasco Resende. Segundo ele, na condição de "partido sério", o PRB não costuma financiar a compra de álcool com verba pública: "Se tem festa e bebida, que cada um pague do seu bolso."
"Acho que o TSE teve um critério rigoroso, não compatível com o que os outros fazem. O próprio tribunal deve oferecer bebida alcoólica em suas recepções. Pergunta lá", sugeriu Paulo Ferreira. O TSE informou que, em recepções, só oferece água e café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário