MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de agosto de 2013

Teresina, a primeira capital planejada do país comemora seus 161 anos


Teresina serviu de inspiração para cidades como Belo Horizonte e Palmas.
Vila de pescadores se tranformou em uma capital de 800 mil habitantes.

Catarina Costa Do G1 PI

Teresina Heade (Foto: Adelmo Paixão/G1)

Monumento Marco Zero em Praça Marechal Deodoro (Foto: Catarina Costa/G1)Monumento Marco Zero em Praça Marechal Deodoro (Foto: Catarina Costa/G1)
Teresina celebra nesta sexta-feira (16) seus 161 anos. A antiga Vila do Poti, moradia de 49 pescadores e comerciantes logo em 1852 se tornaria a mais nova capital do Piauí, pelo então presidente da Província, José Antônio Saraiva. Atualmente a cidade destaca-se nos setores de serviços e comércio, além da educação e é reconhecida como um pólo avançado de saúde e de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, é também a terceira capital mais segura do Brasil.
A Cidade Verde, como foi denominada pelo escritor Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas bastante arborizadas, acumulou um aglomerado populacional de mais de  810 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Da mesma forma vem crescendo nos campos das indústrias têxtil e de confecções, que geram milhares de empregos, e, nos últimos 15 anos, nas áreas da construção civil e turismo, tanto de negócios quanto de eventos.
Todo este desenvolvimento está ligado à origem de Teresina, que já nasceu moderna e antecipando capitais como Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas e a própria capital nacional, Brasília, ao ser a primeira cidade planejada do país e a única capital do nordeste fora do litoral. Outro importante fator é a sua localização geográfica, já que a área central da cidade está situada entre o rio Parnaíba e o rio Poti, tal característica lhe confere o título de Mesopotâmia do Nordeste, sem esquecer do clima quente com temperaturas que variam entre os 20°C aos 40°C.
Encontro dos rios Parnaíbas e Poti (Foto: Catarina Costa/G1)Encontro dos rios Parnaíbas e Poti (Foto: Catarina Costa/G1)
Contudo, historiadores acreditam que a escolha da Chapada do Corisco, como era conhecida a região, para ser a nova capital do Piauí estaria ligado ao fato dela ser cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, à Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado. Já há quem acredite que a criação teria sido uma medida político-estratégica, pois a cidade de Caxias, do estado vizinho do Maranhão, estava ameaçando a hegemonia da região norte do estado do Piauí. Coube então ao conselheiro transferir a capital para resolver a questão da centralização no estado.

Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí, de Oeiras para Teresina, realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.
Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (Foto: Catarina Costa/G1)Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (Foto: Catarina Costa/G1)
O traçado urbano original da nova capital, com ruas que se cruzavam em ângulo reto, foi projetado pelo mestre de obras português João Isidoro França e pelo próprio Saraiva. A extensão da cidade tinha cerca de um quilômetro no sentido norte-sul, estendendo-se da Praça do Quartel do Batalhão, atual Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, até a Rua do Barrocão, hoje Avenida José dos Santos e Silva. Já no sentido Leste-Oeste as casas iniciavam-se na margem do Rio Parnaíba e terminavam pouco além das atuais Praças Saraiva e Marechal Deodoro, as únicas existentes naquela época.

O único registro desta época é o Marco de Fundação da Cidade que encontra-se na Praça Marechal Deodoro, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. É uma coluna de mármore que chegou a Teresina em barco a vapor, erigida em 21 de agosto de 1859, com inscrições em latim registrando a criação da capital e um agradecimento ao seu fundador, conselheiro Saraiva.
Igreja do Amparo no Centro de Teresina (Foto: Catarina Costa/G1)Igreja do Amparo no Centro de Teresina
(Foto: Catarina Costa/G1)
O primeiro prédio construído na capital foi a Igreja do Amparo, localizada no Centro de Teresina, seguido pelo antigo Palácio do Governo, atual Museu do Piauí, e o prédio da Prefeitura, que ficam próximo à Praça da Bandeira.

Ao longo dos últimos anos, Teresina vem sendo palco de uma significativa reestruturação urbana e com isto a intensificação do trânsito de veículos e da dinamização da economia. A expansão econômica teresinense que começou com pecuária no século 19, teve um impulso maior com o extrativismo vegetal e em seguida com o comércio.

Já o crescimento da população iniciou na década de 50 com a construção das grandes rodovias no Piauí. Tal fato é uma das marcas da centralização dos serviços do estado na capital, que levou a multiplicação das vilas e favelas na periferia do município. O bairro mais populoso de Teresina é o Dirceu Arcoverde, com mais de 200 mil habitantes, que se localiza na zona Sudeste da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário