MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tempo seco aumenta casos de doenças respiratórias no AC


Doenças respiratórias e infecciosas são comuns nesta época do ano.
Ingestão de líquido é importante para amenizar as doenças

Do G1 AC

Baixa umidade relativa do ar e muita poeira, uma combinação perigosa para a saúde das pessoas. O tempo seco, comum  no estado nesta época do ano, contribui para que as doenças respiratórias aumentem, principalmente para quem tem alguma alergia respiratória.
A mudança nas condições climáticas forçaram a dona de casa Gilmara Barroso a levar a filha ao hospital. "Muita gripe mesmo, cansaço, falta de ar. Sempre é assim. Ela pega muita febre", afirmou.
A dona de casa Gleiciane Bezerra também sofre com a mesma situação. A filha, de 10 meses, também precisou de atendimento médico. "Esse tempo maltrata muito as crianças e para quem não mora em Rio Branco fica ainda mais difícil, eu tive que vir lá da estrada de Porto Acre, onde moro", conta.
Além das crianças, os idosos também sofrem as consequências do tempo seco. O aposentado Luiz Figueiredo, de 88 anos, teve que fazer nebulização para conseguir respirar melhor. "Não agüento esse tempo quente. Os problemas respiratórios aumentam cada vez mais, devido a 'quentura'. Se a pessoa não prestar atenção, morre. Eu sinto tantas coisas que não sei nem dizer", conta o idoso.
Especialista comenta
O alergista Guilherme Pullici explica que os problemas mais comuns nesta época do ano são doenças como asma, rinite, sinusites, bronquites e doenças infecciosas como pneumonias e gripes. "Tem também as doenças de pele, que aparecem com mais frequência nessa época por causa do tempo seco. Os portadores de doenças crônicas, como doenças cárdiopulmonares estão mais suscetíveis a ter complicações", comenta o médico.
Ainda segundo o profissional, os problemas podem ser amenizados a partir de algumas medidas. "Uma coisa importante é lavar bem as mãos porque elas que transmitem de pessoa para pessoa. Deixar os espaços com portas e janelas bem abertas, para que o ar circule  e evitar lugares fechados com muitas pessoas, porque é assim que as doenças virais transmitem cm mais facilidade", afirma.

Um fator que o médico ressalta a importância é a hidratação adequada "O nosso sistema imunológico depende de água para o correto funcionamento", afirma. A alimentação adequada também  é comentada pelo alergista "A ingestão de alimentos adequados, ricos em vitaminas e sais minerais, como frutas e verduras. E a ingestão de sucos é muito importante", explica o médico.

Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário