MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Simulador desenvolvido em SC deve ser de uso obrigatório em autoescolas


Recurso virtual é contestado por Centros de Formação de Condutores.
Aparelho simula várias situações que ajudam no aprendizado do motorista.

Do G1 SC

Um simulador de carros desenvolvido em Santa Catarina deve ser item obrigatório nas autoescolas do país, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran). O aparelho, uma espécie de videogame, simula situações que ajudam no aprendizado do motorista antes que ele esteja habilitado. Porém, os centros de formação estão contestando o uso do recurso virtual.
"O simulador é muito interessante logo no início do aprendizado, quando a pessoa ainda não sabe trocar de marcha, ainda não tem segurança para trocar de via", explica Manuel Steidle, diretor de mecatrônica da Fundação Certi, que desenvolveu o projeto. Os cenários são próximos da realidade e o protótipo que deu origem ao simulador foi desenvolvido há três anos pela Fundação e foi feito dentro das exigências do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
De acordo com a resolução do Conatran, o simulador deve estar em operação nas autoescolas até o dia 31 de dezembro de 2013, mas há pouco mais de quatro meses para o fim do prazo, a maior parte das autoescolas não comprou o equipamento, que não começou a ser produzido em larga escala.
"Cada centro de formação de condutores vai ter que ter, para cada 35 matrículas, um simulador. Em quatro meses, será que vai ser possível produzir 14 mil simuladores para todas as autoescolas do país? Além disso, até hoje, no Denatran, existe uma empresa credenciada para isso", questionou Marcos Brinhosa, diretor de um centro de formação de condutores.
O diretor Marcos Brinhosa guarda um simulador utilizado na década de 1990, que não teve muita utilidade na época. "Todas as autoescolas investiram em um simulador e depois de seis meses Conselho Nacional de Trânsito revogou a norma", conta.
De acordo com a secretaria executiva da direção do Detran de Santa Catarina, o assunto será discutido em reunião da Associação dos Detrans do Brasil, na quarta (21), quinta e sexta desta semana em Brasília. Após a reunião, os diretores do Detran devem ter novidades quanto ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário