MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Seca prejudica o cultivo do arroz vermelho na Paraíba


Área plantada em todo o estado foi reduzida.
Arroz vermelho é muito consumido em pratos tipicamente nordestinos.

Do Globo Rural

O arroz vermelho é muito consumido pelo sertanejo e é o principal ingrediente do rubacão, como é conhecido o prato 'baião de dois' na Paraíba.
No município de Santana dos Garrotes, na região do Vale do Piancó, sertão do estado, o grão é a base da economia.
Segundo a Emater, a Paraíba é o estado que mais produz arroz vermelho no Brasil. Só o ano passado, mesmo com a seca, foram 400 toneladas. O grão também é conhecido como arroz da terra e em todo Vale do Piancó, que reúne 21 municípios, cerca de dois mil produtores cultivam esse tipo de arroz.
Cleoberto Souza é um deles. Ele planta arroz há 30 anos e até hoje mantém a forma de colheita e beneficiamento que os avós usavam, desde o corte feito a mão, até a hora de bater para separar o grão do cacho.
O arrozal é 100% de sequeiro, mas este ano, por causa da estiagem, Cleoberto vai colher bem menos que na safra passada. Ele conta que muitos vizinhos já desistiram da cultura.
Em 2012, a área plantada no estado foi de 400 hectares. Esse ano não passou de 100, segundo a Emater. A produção deve ficar em 90 toneladas, mas apesar das dificuldades, agricultores como Severino Araújo mantiveram a lavoura.
Da área de pouco mais de um hectare, ele já colheu 1,3 mil quilos de arroz vermelho e por causa das últimas chuvas que caíram na região, as plantas começaram a brotar de novo, o que deve garantir mais uma colheita, bem menor que a primeira.
O preço do produto é o que ainda motiva os agricultores. A saca com 60 quilos de arroz vermelho é vendida por R$ 150, enquanto o ano passado valia R$ 120.
A Conab garante a compra de 50% da produção, o restante é consumido pelos próprios produtores e também vendido aos restaurantes para ser usado no preparo de pratos refinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário