MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de agosto de 2013

Restaurante no Chile oferece menu inspirado no poeta Pablo Neruda


Chef apresentou o cardápio temático em São Paulo.
Conhecido por seu amor à boa mesa, Neruda escreveu sobre comida.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

O chef Carlo von Mühlenbrock com os pratos do 'menu nerudiano' (Foto: Flávia Mantovani/G1)O chef Carlo von Mühlenbrock com os pratos do 'menu nerudiano' (Foto: Flávia Mantovani/G1)
O poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) gostava tanto de comer que transformou produtos e pratos de sua terra em protagonistas de seus escritos. “Ode à Cebola”, “Ode à Alcachofra”, “Ode ao Milho” e “Ode ao Caldinho de Congro” são alguns poemas nos quais o ganhador do Prêmio Nobel converteu ingredientes banais em homenageados, dignos dos mais inspirados versos.
Levando em conta essa íntima relação do poeta com a gastronomia local, o chef chileno Carlo von Mühlenbrock criou um menu inspirado em Neruda.
Composto por quatro pratos (entrada, sopa, principal e sobremesa), além de três aperitivos servidos inicialmente em um coquetel, o “menu nerudiano” pode ser degustado pelos turistas que forem a seu restaurante em Santiago, o Osadía.
Os nomes dos pratos contêm trechos de versos de Neruda. Na entrada, por exemplo -- Caçarola de Milho em Cama da Pacífica Pasta de Coração Verde e Salmão de Chiloé Marinho --, a “pacífica pasta de coração verde” se refere à alcachofra.
A sopa é o Caldo de Congro Gigante de Nevada Carne, e o prato principal é o Carré de Cordeiro Aromatizado a Lenha e Sal que Canta acompanhado de Tomates Assados ao Alho e Talos da Redonda Rosa d'Água, no qual a “redonda rosa d'água” se refere à cebola.
O chef Carlo von Mühlenbrock no hotel de São Paulo onde apresentou o menu (Foto: Flávia Mantovani/G1)O chef Carlo von Mühlenbrock no hotel de São
Paulo  onde apresentou o menu
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
A refeição é finalizada com Torrone de Ameixas e Amêndoas Chilenas Acompanhadas de Frutas do Fim do Mundo.
O chef explica que começou a explorar o tema em 2004, quando foi desafiado, junto com outros colegas, a criar um prato inspirado em Pablo Neruda para comemorar o centenário do nascimento do poeta. Surgiu aí o caldinho de congro, prato ao qual ele afirma ter tomado “muito carinho”.
Carlo começou então a ler todas as obras de Neruda e a pensar em mais ideias culinárias a partir delas, até que chegou ao menu de quatro pratos (ou quatro “versos”, como gosta de dizer).
(...) a terra
assim te fez,
cebola,
clara como um planeta,
e destinada
a reluzir,
constelação constante,
redonda rosa d'água,
sobre
a mesa
das pobres gentes."
Pablo Neruda, em 'Ode à Cebola'
Brasileiros
Junto com o escritório de turismo do Chile, Carlo levou o menu para apresentações em lugares tão diferentes como China, Alasca e Bogotá.
Os jantares incluem performances e vídeos sobre Neruda e as atrações do Chile. Na última quinta-feira (1°), ele esteve em São Paulo para o evento Sabores do Chile, dedicado à gastronomia de seu país.
Segundo o chef, o menu faz sucesso especialmente entre os brasileiros, que têm mais conhecimento sobre o poeta e um “carinho especial” por ele.
Os “pratos nerudianos” estão presentes no cardápio do Osadía, misturados às demais opções. Quem quiser uma experiência mais completa pode fazer reserva com antecedência para um jantar completamente temático, com todos os pratos do menu e projeções de vídeo que apresentam as criações, disponível para grupos de no mínimo dez pessoas.
Os pratos do menu; da esq. para a dir., em sent. horário, entrada, sopa, prato principal e sobremesa (Foto: Flávia Mantovani/G1)Os pratos do menu; da esq. para a dir., em sentido horário: entrada, sopa, prato principal e sobremesa (Foto: Flávia Mantovani/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário