MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Projeto vai combater a obesidade infantil em escolas de Belém


Casos em meninos de 5 a 9 anos aumentaram de 4,1% para 16,6%.
Entre as meninas, número de casos foi de 2,4 para 11,8%.

Do G1 PA

Um projeto vai combater a obesidade infantil nas escolas de Belém. Dados do Ministério da Saúde apontam que os casos da doença em meninos com idade entre 5 e 9 anos aumentaram de 4,1 para 16,6%, nas meninas da mesma faixa etária, número de casos saltou de 2,4 para 11,8%. A primeira ação da iniciativa foi lançada na manhã deste domingo (18), na Praça Batista Campos, no centro da capital.
Um dos objetivos do projeto é concluir um levantamento do perfil nutricional e identificação de casos de obesidade em crianças entre 6 a 12 anos até dezembro de 2013. Na ação deste domingo, o público que foi até a praça conferiu apresentações culturais e o teatro de bonecos da companhia In Bust, além de orientações de educação alimentar, incentivo a leitura, educação no trânsito, atividades recreativas e avaliação nutricional para crianças.
A atividade física se torna um importante aliado para combater a obesidade infantil e, por isso, pais e responsáveis receberam orientações sobre a importância da prática de esportes para o melhor desenvolvimento das crianças. “Eu não cuido da minha alimentação, mas quero começar a me alimentar melhor. Acho importante todo esse cuidado logo cedo pra evitar problemas de saúde”, afirmou Lucas Cortinhas, de 11 anos.
O projeto
Escolas dos oito distritos de Belém vão receber ações do projeto a partir da primeira semana de setembro. Segundo o coordenador da Copsan, Antônio Baetas, a segunda etapa do projeto terá acompanhamento social, nutricional, psicológico e de saúde. “Faremos o trabalho de orientação de pais e professores para que eles possam ajudar no acompanhamento da criança. Também vamos ter o apoio da Sejel, com a elaboração de atividade física específica para esse público, além de atividades pedagógicas”.
A nutricionista e coordenadora adjunta da Copsan, Lorena de Souza, afirma que cuidar da alimentação das crianças ainda nos primeiros meses de vida é fundamental. “Após o período de amamentação, a mãe começa a introduzir novos alimentos e a criança passa a criar seu gosto e hábito alimentar. Por isso, é importante atentar para alimentação saudável desde essa fase da vida”.
O Projeto de Prevenção à Obesidade Infantil na Rede Municipal de Ensino é desenvolvido pela Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), da Prefeitura Municipal de Belém, e tem como parceiros as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Fundação Municipal de Assistência ao Estudante, Fumbel e Funbosque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário